Em formato inédito, “Dom Pedro I – Bastidores de um Musical” estreia hoje (13)

Dom Pedro I — Bastidores de um Musical” é o mais novo musical brasileiro, em formato de podcast, com músicas e letras de Wladimir Pinheiro e Cássia Raquel, e direção e roteiro de Glauver Souza que estreia hoje nas plataformas digitais de áudio:

Formato ainda inédito no Brasil, “Dom Pedro I — Bastidores de um Musical” é um podcast em 4 episódios com mais de 15 canções originais que será distribuído gratuitamente e acessado de qualquer lugar. A ideia é um projeto antigo do idealizador Rafael Nogueira, criador do podcast “Musical Cast”, que desejava há muito tempo reunir amigos para criar um musical nesse formato. Com o início da pandemia e todos os teatros fechados, foi o momento mais propício para colocar o projeto em prática. O musical aborda os bastidores da montagem de um grande musical, começando pelas audições, passando pelos ensaios, até chegar o dia da grande estreia. Porém, até esse momento, muitos conflitos e eventos preocupantes acontecerão nos bastidores, afetando candidatos, elenco e produção.

Sinopse:

É chegado o grande dia da audição para o musical “Dom Pedro – Um Musical Brasileiro” e a produção está a postos esperando os participantes para as audições de canto e dança. O diretor Fernando Amadeu e sua fiel escudeira, a produtora Glória, estão agitados aguardando a chegada do ator que fará Dom Pedro, um convidado da produção, o ator de novelas e galã Reginaldo Valêncio. Porém, enquanto as audições estão chegando ao fim, a grande estrela desaparece, colocando a produção em pânico e todo o elenco presente como suspeitos do desaparecimento do ator. Agora, além de se preocupar com a montagem desse espetáculo, a produção também precisará lidar com o sumiço repentino do protagonista convidado.

Elenco:

Wladimir Pinheiro (Felipe Rômulo/Dom Pedro I): Vencedor do Prêmio Shell 2020 na categoria Melhor Música, ingressou no meio teatral em 2002, no Cabaré Filosófico de Domingos Oliveira. Cantor, ator, músico e compositor, esteve em cena sob direção de nomes como Paulo Betti (A Canção Brasileira), Sérgio Brito (Ópera Macbeth), Aderbal Freire Filho (Orfeu), Charles Moeller e Claudio Botelho (Milton Nascimento – Nada Será Como Antes), Gustavo Gasparani (Sambra, Zeca Pagodinho, Uma história de amor ao Samba) e João Fonseca (Company), entre outros. Atua como diretor musical, arranjador e compositor em espetáculos de variados gêneros, como em “Os Dez Mandamentos – O Musical” e o recém-premiado espetáculo “As Comadres” (dirigido por Ariane Mnouchkine do Théâtre du Soleil – Paris). Atualmente também está no elenco de “A Cor Púrpura”, interpretando o personagem Mister.

Cássia Raquel (Suzane Lins/Domitila): Bacharel em Canto pela UFRJ e pós graduanda em Gestão escolar na USP, completa neste ano uma década de carreira em teatro musical, incluindo grandes sucessos como “Hair”, “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”, “Simonal”, “Todos Musicais de Chico Buarque tem 90 Minutos”, “Les Misérables” e “60! Doc. Musical”, entre muitos outros, sob direção dos mais respeitados diretores dessa geração. Também tem seu próprio estúdio de aulas, onde aplica seu método “Do Berro ao Belting” e, nas redes sociais, se dedica ao seu canal do YouTube com vídeos de variados temas, com séries especiais como o “Doses de Loucura” e “Sala de bate-papo”.

Rodrigo Naice (Reginaldo Valêncio/Narrador): Ator, cantor, humorista e Bacharel em artes cênica pela UNIRIO. Atuou nos espetáculos: “Company” (Direção de João Fonseca) “70? Década do Divino Maravilhoso” onde foi indicado ao Prêmio Cesgranrio e ao prêmio Botequim Cultural como melhor ator em teatro musical, “60! Década de arromba” (Direção de Frederico Reder) e “O mambembe – um musical Brasileiro” (Direção de Rubens Lima Jr.) também indicado ao prêmio Botequim cultural como melhor ator em teatro musical.

Marino Rocha (Fernando Amadeu – o diretor): ator, cantor, autor e produtor teatral, formado pela CAL/RJ, tem 24 anos de carreira e 30 espetáculos teatrais em seu currículo. Os últimos trabalhos em musicais foram “Cinderella”, “Dançando no Escuro”, “S’imbora – O Musical”. No cinema atuou nos filmes “Tô Ryca 2”, “Como é Cruel Viver Assim”, “Um Namorado Para Minha Mulher” e no sucesso “Fala Sério, Mãe”. Na televisão esteve na terceira temporada da série “Questão de Família” da GNT . Outros trabalhos importantes: “Como Me Tornei Estupido” como ator, idealizador e produtor desta obra. Na ópera “O Elixir do Amor” de Gaetano Donizetti que foi dirigido por Daniel Hertz – Por este trabalho foi indicado ao Prêmio Botequim Cultural como Melhor Ator.
 “Fonchito e a Lua”, dirigido por Daniel Herz e por este trabalho ganhou o Prêmio CBTIJ de teatro como Melhor Ator Coadjuvante. “Hamlet”, dirigido por Marcus Alvisi, produzido e estrelado por Diogo Vilela; “Sábado, Domingo e Segunda”, produzido e estrelado por Nicette Bruno e Paulo Goulart: “Ricardo III”, com direção de Antônio Pedro Borges.

Ana Nehan (Glória – a produtora/Judite): Atriz formada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pós-graduada em Interpretação para Musical pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação. Participou das montagens cearenses dos musicais “Hairspray” e “Company” e em São Paulo atuou nos espetáculos “Rodriguianas – Um ensaio musical” com direção de Amanda Acosta, “Do outro lado da rua” com direção de Herbert Bianchi e “Max” com direção de Diogo Villa Maior. No audiovisual protagonizou a série educativa “Residência Médica”.

Larissa Carneiro (Miriam): Larissa Carneiro é atriz e cantora. Graduou-se em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em 2009 e em 2016 finalizou o Curso Técnico em Teatro Musical pela 4Act Performing Arts, em São Paulo. Integrou grandes e pequenas produção musicais no eixo Rio-SP como “O Frenético Dancin’ Days – O Musical”, dirigido por Deborah Colker, “Dona Ivone Lara – O Musical”, pela Fato Produções; e o premiado musical autoral brasileiro “Se Essa Lua Fosse Minha” de Vitor Rocha. No audiovisual, já fez workshops para cinema com Fátima Toledo, Margie Harber e Nancy Bishop, além do curso profissionalizante para TV na escola Wolf Maya em São Paulo com Samantha Dalsoglio. Atualmente é apresentadora da Live Store Claro Brasil.

Carol Berres (Fabiana): é de Santa Catarina e decidiu ir para o Rio de Janeiro para estudar teatro e se formou na Faculdade CAL de Artes Cênicas em 2018. Ela sempre gostou de cantar, mas acabou entrando nos musicais fazendo cursos e estando em cartaz em musicais como “A Festa Selvagem” na CAL e “Matilda” no Ceftem. Também em São Paulo esteve com a peça “O Percevejo” e fez parte do minúsculo elenco do [nome do espetáculo], como a engraçada Heidi.

Jessé Bueno (Julio Vieira/José Bonifácio): Bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, atuante na cena lírica e musical brasileira desde 2008. Atuou em dezenas de óperas e musicais com destaque para o protagonista Quintino, na estreia mundial da ópera “O Diletante” de João Guilherme Ripper. Atuou também no musical “Os Tropicalistas” sob direção de Ciro Barcelos e Jules Vandystadt, com arranjos de Tim Rescala. No Musical “O Rei da Vela”, foi dirigido por Allan Resende e Marcelo Castro. Em 2018, assinou a direção musical do espetáculo Tropicália Cardboard no Festival Internacional de dança de Joinville sob a curadoria de Ana Botafogo. Em 2019, foi protagonista da ópera “O Elixir do Amor” sob Regência de Silvio Viégas e direção de Menelick Carvalho. No mesmo ano, foi solista na estreia mundial da obra “Porquê” de Villani Côrtes sob a Regência do Maestro Eder Paolozzi. Além da experiência nos palcos, o artista possui uma vasta participação como cantor em campanhas publicitárias e trilhas sonoras de novelas, com destaque para a abertura do programa de TV Fantástico e a campanha da Copa do Mundo no Brasil.

Lucas Cândido (Wagner Rios/Cipriano Barata): Formado pelo curso profissionalizante de Teatro Musical do SESI. Entre seus principais trabalhos, foi Rei Julien em “Madagascar”; Rogério em “Aparecida – Um Musical de Walcyr Carrasco”; Posh Boy/Small Boy em “Billy Elliot”; Seymour em “A Pequena Loja dos Horrores”; Linguado em “A Pequena Sereia”; Joly em “Les Miserables” e fez parte do histórico e renomado grupo “Dzi Croquettes” de Ciro Barcelos. Também atua como arte-educador ministrando aulas e workshops pelo Brasil.


André Luiz Odin (Afonso Marcos – O coreografo/Padilha): André Luiz Odin é bailarino, ator e cantor que iniciou seus estudos artísticos aos 9 anos. Integrou os elencos oficiais da Faces Ocultas Cia. De Dança (Salto/SP) e Ballet Stagium (São Paulo/SP). Estreou no teatro musical atuando em diversos espetáculos infantis com a Cia. Black and Red. Fez parte do “O Musical Mamonas” como Ensemble/Cover Júlio e da turnê oficial como Rick Bonadio/Anjo. Também participou do worksession de “Newsies”, e da Ópera “Viúva Alegre”, no Theatro Municipal de SP. Seus últimos trabalhos foram em “Bibi – Uma Vida em Musical”, “Billy Elliot – O Musical” como Sr. Braithwaite e em “Zorro, Nasce Uma Lenda” como Sargento Garcia e Trupe. Atualmente também está em cartaz com “Summer – Donna Summer Musical” como Brian Edwards, Helmut Sommer e Cover Neil Bogart.

Sobre a equipe criativa:

Wladimir Pinheiro (Letra/Música/Direção Musical): bio vide acima

Cássia Raquel (Letra/Música/Arranjos Vocais): bio vide acima


Glauver Souza (Roteiro/Direção) Graduado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2010. É diretor, ator e versionista. Esteve à frente do grupo Ás de Teatro, que segue uma linha de pesquisa em teatro musical desde 2009 em Fortaleza, no Ceará. Como diretor, foi responsável pelas adaptações de musicais como Hairspray (Você Não Consegue Parar, 2009 a 2011), Company (Companhia, 2011 a 2017) e A Chorus Line (Audições Abertas — O Musical, 2012). Ganhou o prêmio Destaques do Ano em Fortaleza como Melhor Diretor (2009, 2011 e 2013) e Melhor Espetáculo Adulto (2009, 2011, 2012 e 2013). Em 2013, iniciou o projeto autoral “Prometemos Não Chorar — Um musical de classe!” que, em seis anos em cartaz, chegou a um público de mais de 25.000 espectadores. Entre 2014 e 2018, foi professor e diretor de teatro no Studio de Dança Michele Borges, onde trabalhou na concepção, no roteiro e na montagem de sete espetáculos musicais, incluindo uma livre adaptação de Hamilton.

Ficha Técnica:

Letra e música: Cássia Raquel e Wladimir Pinheiro

Diretor musical: Wladimir Pinheiro

Arranjos vocais: Cássia Raquel

Texto e direção: Glauver Souza

Produção, edição e finalização: Rafael Nogueira

Criação Visual: Alexandre Furtado

Elenco (resumido):

Wladimir Pinheiro (Felipe Romulo/Dom Pedro I):

Cássia Raquel (Suzane Lins/Domitila)

Rodrigo Naice (Reginaldo Valêncio/Narrador)

Marino Rocha (Fernando Amadeu — o diretor)

Ana Nehan (Glória — a produtora/Judite)

Larissa Carneiro (Miriam)

Carol Berres (Fabiana)

Jessé Bueno (Julio Vieira/José Bonifácio)

Lucas Cândido (Wagner Rios/Cipriano Barata)
André Luiz Odin (Afonso Marcos/Padilha)

Segue na próxima página

Trilhas do álbum que será lançado no dia 21 de agosto.

01. Abertura                                                                              (Musica: Wladimir Pinheiro)
02. Bom dia                                                                              (Música e letra: Cássia Raquel)

03. Gira pra direita                                                                               (Música e letra: Cássia Raquel)

04. Primeira Dama                                                                    (Música e letra: Cássia Raquel)

05. Vamu tá viveno                                                                   (Música e letra: Cássia Raquel)

06. Sangue                                                                               (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

07. Povo de humanas                                                               (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

08. Bota                                                                                   (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

09. Talvez tenha até coração                                                     (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

10. Rotina de Ensaios                                                               (Música e letra: Cássia Raquel)

11. Um eterno quase                                                                 (Música e letra: Cássia Raquel)

12. Cetro Poderoso do Império da Paixão                                  (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

13. Eu vou gritar                                                                       (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

14. Bom dia (Reprise)                                                                          (Música e letra: Cássia Raquel)

15. Sua Alteza                                                                          (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

16. Muito tem me custado                                                         (Música e letra: Cássia Raquel)

17. Talvez fosse melhor                                                            (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

18. Cetro Poderoso do Império da Paixão (Reprise)                    (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

19. Cadê o ouro?                                                                      (Música e letra: Cássia Raquel)

20. Vou acabar com a tua cara                                                  (Música e letra: Cássia Raquel)

21. Eu vou gritar (Reprise)                                                         (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

22. Finale                                                                                 (Música e letra: Wladimir Pinheiro)

Serviço:
Lançamento para o dia 13 de agosto de 2021 em todas plataformas digitais.

https://www.instagram.com/dompedromusical/

https://linktr.ee/dompedromusical
http://www.instagram.com/dompedromusical

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s