Você está em um lugar histórico! Conheça mais sobre o Teatro Renault, o palco mais famoso dos musicais

No dia 01 de agosto de 2018 retorna ao Brasil o musical “O Fantasma da Ópera” no palco do Teatro Renault, em São Paulo.

O teatro é conhecido pelo público pelas suas superproduções da Broadway trazidas pela T4F (Time For Fun), mas o que muitos não sabem é que além de ser o principal palco dos musicais atuais, ele é também o um marco cultural na cidade de São Paulo.

placa

Vocês já pararam pra reparar nessa placa que fica no saguão do Teatro e na fachada, próximo ao stage door? Ela conta um pouquinho da história desse teatro tão querido por muitos fãs de Teatro Musical e o Mundo dos Musicais vai contar essa história pra vocês!

Inaugurado em 1929, o Cine-Teatro Paramount era conhecido como “Palácio Encantado” e era símbolo do glamour da sociedade paulista da época. Durante a década de 30 e 40 o Cine-Teatro recebeu grande destaque como sala de espetáculos, mas um dos maiores marcos foi que ele foi o primeiro cinema a exibir filmes falados na América Latina (lembre-se disso quando for ao cinema da próxima vez!).

theatro

Cine – Teatro Paramount em fase final de obra , em 1929.

Nos anos 50, o Cine-Teatro Paramount começou a receber os grandiosos bailes de carnaval da cidade São Paulo, e nos anos 60, acolheu o Festival de Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record e cantores como Elis Regina se apresentaram naquele palco. No mesmo ano, vaiado enquanto tentava apresentar Beto Bom de Bola, Sérgio Ricardo quebrou o violão no palco e, gritando, arremessou-o contra a plateia. No palco, estiveram também Tom Zé, que cantou São Paulo, meu amor (1968) – um marco da Tropicália – e Caetano Veloso, que cantou Alegria, Alegria – outro hino da Tropicália.

Durante esse período, o teatro ficou conhecido como Teatro Record – Centro.

teatro record.png

Fachada do antigo Cine-Teatro Paramount, década de 60.

elis.jpg

A cantora Elis Regina no palco do antigo Cine-Teatro Paramount, década de 60.

Em 1969, um incêndio destruiu parcialmente o espaço. O local então foi reformado e da sua arquitetura original restaram apenas o foyer e a fachada, tendo seu interior divido em cinco salas de cinema, sendo três pequenas salas de projeção no pavimento térreo e duas pequenas salas de cine-teatro no pavimento superior. Durante os anos 80, a Prefeitura de São Paulo tombou a fachada e o foyer como patrimônio cultural, mas após a “era de ouro” em que viveu entre os anos 50 e 60, o apogeu deu lugar à decadência e nos anos 90 filmes pornôs e peças adultas e infantis levaram o teatro a fechar suas portas no ano de 1996.

cine_theatro

Fachada do antigo Cine-Teatro Paramount divido em 5 salas de cinema, anos 70.

Até que no ano de 2001 o teatro foi inteiramente recuperado graças a uma parceria entre a CIE Brasil (atual T4F), que investira na construção do Credicard Hall, e o Grupo Abril. O velho Paramount foi transformado em um teatro moderno, com as características necessárias à apresentação de grandes musicais, com dez meses de obra e um custo de 10 milhões de reais o teatro foi reinaugurado e rebatizado de Teatro Abril.

teatro abril

Teatro Abril e prédio anexo, em 2010.

Palco, plateia e instalações de apoio foram redesenhados e reconstruídos. A plateia tem lotação de 1560 espectadores. Sobre o palco, com 225 metros quadrados e 10 metros de altura, há um espaço com mais 15 metros para armazenar as telas dos cenários sem a necessidade de enrolá-las. O fosso, com 86 metros quadrados, acolhe até oitenta músicos. Com essas dimensões, o teatro pode receber todas as inovações tecnológicas trazidas pelas companhias internacionais. O prédio anexo foi incorporado ao teatro, abrigando a bilheteria, uma loja de souveniers e um café.

A reinauguração do teatro aconteceu com a superprodução da Broadway “Les Miserábles”. Veja o vídeo de divulgação do teatro e do musical em 2001:

Veja então a lista de musicais que passaram pelo palco do então Teatro Abril:

Musical Estreia Encerramento
Les Misérables 25 de Abril de 2001 31 de Março de 2002
A Bela e a Fera 20 de Junho de 2002 21 de Dezembro de 2003
Chicago 28 de Abril de 2004 19 de Dezembro de 2004
O Fantasma da Ópera 21 de Abril de 2005 22 de Abril de 2007
Miss Saigon 12 de Julho de 2007 14 de Dezembro de 2008
A Bela e a Fera (revival) 30 de Abril de 2009 08 de Novembro de 2009
Cats 04 de Março de 2010 19 de Setembro de 2010
Mamma Mia! 11 de Novembro de 2010 18 de Dezembro de 2011
A Família Addams 02 de Março de 2012 16 de Dezembro de 2012

No ano de 2012, com a assinatura de um contrato entre a montadora Renault e a empresa de entretenimento Time for Fun o local passa a se chamar Teatro Renault.

abil.png

Restos do antigo letreiro do teatro (Foto: Mr. Zieg)

A parceria prevê o naming rights (direito sobre o nome) de um dos principais palcos de São Paulo, destinado aos grandes musicais e o acordo terá duração de cinco anos, renováveis por mais cinco.

ren

Teatro Renault, no ano de 2017.

E os musicais não pararam por causa dessa mudança de nome…

O Rei Leão 28 de Março de 2013 14 de Dezembro de 2014
Mudança de Hábito 05 de Março de 2015 13 de Dezembro de 2015
Wicked 04 de Março de 2016 18 de Dezembro de 2016
Les Misérables (revival) 10 de Março de 2017 10 de Dezembro de 2017
A Noviça Rebelde 28 de Março de 2018 27 de Maio de 2018
O Fantasma da Ópera (revival) 02 de Agosto de 2018 não divulgado

E há 89 anos esse teatro vem trazendo muita alegria e experiências maravilhosas pro seu público. Desde peças deslumbrantes, até realização de sonhos de um fã ver seu ídolo de perto. Aliás, vocês sabiam que após as apresentações é possível falar com o elenco do espetáculo? Ou melhor, vocês sabem por onde eles saem?

Bom, se você estiver no Teatro Renault o local ideal para esperar os atores pra pegar aquele autógrafo, ou tirar aquela foto é entre o prédio do teatro e o prédio da bilheteria, ou seja, aqui:

sateg

Local do stage door no Teatro Renault

Agora que vocês já sabem um pouquinho a mais sobre a história desse belíssimo teatro, continuamos esperando ansiosamente pela estreia de “O Fantasma da Ópera” que promete ser um sucesso (de novo)! Fique ligado aqui no Mundo dos Musicais pra saber das novidades desse mundo que a gente ama.

Serviço:

O FANTASMA DA ÓPERA

Local: Teatro Renault

Sessões: Quartas, quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 16h e 21h, e Domingos, às 15h e 20h.

Classificação etária indicativa: Livre. Menores de 12 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA Teatro Renault – Segundas-feiras: Fechada / Entre terças-feiras e sábados: 12h às 20h / Domingos: 13h às 20h (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista)

LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Pontos de venda da Tickets For Fun (disponível no site)

Site: http://www.ticketsforfun.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s