#REVIEW: TODOS ESTÃO FALANDO SOBRE JAMIE

Max Harwood // Foto: Divulgação/Amazon

Quem diria que um musical sobre um jovem que quer ser uma ‘’drag queen’’ seria um dos filmes mais família do ano? Vivo, alegre e, absolutamente, contagiante, ‘’Todos Estão Falando Sobre Jamie’’ (Everybody’s Talking About Jamie) é, exatamente, sobre isso e algo mais. A adaptação da sensação britânica, que estreou nos palcos da terra da rainha em 2017, é mais uma vitória dos musicais em 2021, depois da bem-sucedida versão de ‘’ Em um Bairro de Nova York’’ (In the Heights).

Jamie tem 16 anos, sonha em ser drag, está em seu último ano escolar e tem uma relação conturbada com o mundo que vive, tendo que lidar com uma professora linha dura, um colega de sala que faz um fortíssimo bullying, e um pai ausente e preconceituoso. Porém, ele também tem o apoio da melhor mãe do mundo, uma melhor amiga pronta para tudo e uma mentora drag queen que surge para levar seu sonho adiante. Toda essa história não tem um novo viés, mas é feita com muita honestidade e o coração no lugar, o que nos tempos atuais é o que mais precisamos. ‘’Jamie’’ é sobre pode criar essas conexões e conseguir enfrentar o mundo através delas. E se o personagem principal é capaz de sonhar com isso, todos nós podemos.

Max Harwood e Richard E. Grand // Foto: Divulgação/Amazon

O filme não é só uma vitória enquanto obra, mas em discurso. É o impulso de que todos os nossos desejos podem ser reais, que fazer parte de uma minoria não irá te impedir de alcançar lugares altos. E, acima de tudo, que é você quem escolhe qual é a sua família. O musical, com letras e melodias de Dan Gillespie Sells e Tom MacRae (que também assina o libreto) foi originalmente concebido para o palco por Jonathan Butterell. No filme, MacRae volta como roteirista e Butterell é responsável pela direção. E essa feliz escolha é muito notável no produto final, que demonstra se conhecer de dentro para fora. O trabalho de direção é sempre muito esperto em não ter medo de criar números musicais que demonstrem a exuberância do gênero, desde os excelentes e extravagantes momentos de “And You Don’t Even Know It” ou ‘’Work of Art’’, até os mais íntimos como ‘’He’s My Boy’’. E o roteiro consegue transpor todo o amor, afeto e carinho que essa trajetória requer da forma mais singela possível.

Tudo isso, claro, não seria efetivo sem um bom elenco, e aqui temos um grupo de atores em fina forma. Max Harwood, que faz o papel título, é uma verdadeira revelação em cena. Ele consegue não só nos fazer acreditar naquele personagem, mas torcer por ele. Sua ligação com a mãe (uma excelente Sarah Lancashire), Pritti e a drag Loco Chanelle (o indicado ao Oscar Richard E. Grant) são os motivos pelo qual acreditamos totalmente naquela história. Toda essa mistura acaba se revelando uma fórmula vitoriosa, visto que o espectador se vê totalmente engajado na história e torcendo para que os saltos de Jamie brilhem cada vez mais.

Foto: Divulgação/Amazon

Seja sozinho, com a sua família ou amigos (que também fazem parte da nossa família!), a experiência de assistir ‘’Todos Estão Falando Sobre Jamie’’ acaba por ser uma prioridade desse ano, e não só de fãs de musicais, mas de quem gosta de uma história, acima de tudo, boa. E, com certeza, vocês vão falar muito sobre Jamie nos dias seguintes.

Disponível para todos os assinantes da Prime Video a partir de 17 de Setembro de 2021.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s