”Das RUAS, UM ORFEU DE MOCHILA – O MUSICAL” TERÁ TEMPORADA VIRTUAL NO VIGA ESPAÇO CÊNICO DURANTE O MÊS DE MARÇO

A ”Tô em Outra Cia. de Teatro” leva o som de samba, funk, rap, pop e gospel, a mitologia grega e a realidade das periferias com ritmo ágil e dinâmico para os palcos do Viga em uma nova temporada de ”Das Ruas, um Orfeu de Mochila – o Musical”, que começa dia 1 de março e vai até dia 16 do mesmo mês, todas as segundas e terças, às 20h00, com ingresso gratuito.

Foto: Jorge Alves

Na trama, em um dia de festa, dois amores se encontram. Orfeu e Eurídice, trazendo em suas mochilas seus encantos, músicas e alegrias. Ela com seus balões e ele com seu pandeiro encantado. Juntos encontram o amor, mas um acontecimento inesperado muda tudo. Orfeu terá que provar o quanto ama Eurídice, a “doidinha dos balões”. Texto baseado na mitologia grega (mito de Orfeu) e adaptado para os dias atuais. O enredo original, criado por Andreza Rodrigues e Thuane Campos, aposta na mescla da fantasia com a dura realidade da população menos favorecida nos centros urbanos. As personagens da narrativa de Orfeu são representadas por moradores de uma comunidade carente de São Paulo. O espetáculo é composto por 15 músicas e temas abrangendo a mídia, a estrutura de saúde pública, o protagonismo negro e a criminalidade nas regiões onde as personagens moram e trabalham. A descoberta do amor, o início da vida profissional e as relações estabelecidas com o tráfico são outros assuntos abordados no espetáculo.

Jorge Alves, diretor artístico, ressalta que a peça trata, ainda, da importância de ter cada vez mais protagonistas negros no teatro musical brasileiro. “O elenco, em sua maioria atores profissionais negros, interrompe um estereótipo de espetáculos desta estética, em que quase 90% das produções não tem atores negros.” Orfeu se apaixona por Eurídice. Cada um mora de um lado do rio. A força que impulsiona o jovem a ir em busca de sua amada deixa claro que é preciso mais que amor para se transitar como cidadão no caos urbano. Escrito em 2012 e apresentado por dois anos em periferias e no Interior do Estado com o apoio do projeto Vizinho Legal, ação social da Roche Brasil na comunidade do Jaguaré, e com o patrocínio do Programa Aprendiz Comgás (PAC), iniciativa da Comgás em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz. Em 2018, o musical ganhou sete prêmios com voto popular nas categorias Melhor Ator e Atriz Codjuvante, Melhor Ensemble, Melhor Coreografia, Melhor Cenário e Figurino e Melhor Texto Adaptado no III Prêmio MP de Teatro Musical Independente.

Foto: Jorge Alves

Tô em Outra Cia. de Teatro

Grupo de pesquisa e repertório, criado em 2012, com sede no Jaguaré, o Tô em Outra Cia. de Teatro foca seu trabalho na relação entre periferia e mitologia grega e direciona seus espetáculos sempre ao público jovem. Traz cinco espetáculos no repertório, sendo três autorais (entre eles ”Um tempo para o infinito”, de Andreza Rodrigues e Thuane Campo), um de Hugo Possolo (”Cérebro à vinagrete”) e outro de Marcelo Romagnoli (”Filosofia da Revolução”). Para mais informações: http://www.facebook.com/toemoutraciaoficial

Ficha Técnica:

Texto: Andreza Rodrigues e Thuane Campos
Revisão e texto final: Liana Ferraz
Letras: Jorge Alves, Andreza Rodrigues, Liana Ferraz e Thuane Campos
Músicas: Jorge Alves
Arranjos: André Santos e Paulo Henrique Costa
Direção Artística: Jorge Alves
Direção Musical: Paulo Henrique Costa
Elenco: Lissin (Orfeu), Uédia Alves (Eurídice), Andreza Rodrigues (Menina do Trem), Lucas Cuevas (Aristeu), Bruna Grasselli – (Bia/Coro), Cinthia Tomaz (Coro), Claudine Palhàres (Mãe da Menina do Trem e Aristeu/Coro), Gustavo Medeiros (Mr. Master/Coro), Victor Bruno (Youtuber/Coro), Thayna Rodrigues (Dona Dandara/Coro) e Thuane Campos (Coro)
Direção de Movimentos e Coreografia: Gustavo Medeiros
Músicos interpretes: Alex Correa (Viola), Janssen Lima (Violão e Guitarra), Júlio Lino (Baixo), Paulo Henrique Costa (Violino) e Tunuka (Percussão).
Cenografia: Andreza Rodrigues e Jorge Alves.
Figurino: Andreza Rodrigues e Jorge Alves.
Design de Luz: Fernando Ferreira.
Design de Som: Randar Sound.
Programação Visual: Jorge Alves.
Assessoria de Imprensa: Fernanda Teixeira – Arte Plural

Serviço:

Das Ruas, um Orfeu de mochila – O Musical
Temporada: 1 a 16 de Março
Dias e horários: Segundas e terças, 20hs
Ingressos: gratuitos com retirada pelo Sympla – https://www.sympla.com.br/eventos?s=orfeu&tab=eventos
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre

Deixe uma resposta