O maior prêmio do teatro britânico, o Olivier Awards, aconteceu no último domingo (25). A premiação deveria ter acontecido na primeira semana de abril, mas dado as consequências da pandemia, precisou ser adiado, mas finalmente aconteceu. O musicais mais indicados da noite foram ”& Juliet” com 9 indicações, ”Fiddler on the Roof” (Violinista no Teclado) com 8 e a versão britânica de ”Dear Evan Hansen” com 7.
Em uma cerimônia apresentada pelo comediante Jason Manford, os favoritos ao prêmio musical eram o importado ”Dear Evan Hansen” contra a prata da casa ”& Juliet”, e igual ao que aconteceu ano passado quando ”Come From Away” derrotou ”Six”, o musical americano venceu. Porém, ao contrário de outros anos, ambos os musicais venceram a mesma quantidade de estatuetas: três. Além do prêmio de Melhor Musical, ”Evan” levou também Melhor Ator para o jovem Sam Tutty de 22 anos (Ben Platt tinha quase 24 quando venceu o Tony pelo papel) e Melhor Trilha Original ou Novas Orquestrações para Benj Pasek e Justin Paul (compositores) e Alex Lacamoire (orquestrador), o trio já tinha vencido o Tony previamente nas mesmas categorias.

Os demais prêmios de atuação foram todos pra ”& Juliet”. A protagonista Miriam-Teak Lee venceu Melhor Atriz interpretando Julieta Capuleto, e os dois prêmios coadjuvantes foram para David Bedella que faz Lance no musical e Cassidy Janson como Anne Hathaway (a esposa de Shakespeare). Entre os demais musicais premiados estão ”Fiddler on the Roof”, que venceu Melhor Revival (Remontagem) de Musical e a também remontagem de ”Mary Poppins” que venceu Melhor Design de Cenário e Melhor Coreografia. Nas demais categorias que os musicais também concorriam, os premiados foram peças em prosa.
Os demais musicais indicados nas categorias principais (”Waitress” e ‘‘Amélie” em Melhor Musical e ”Evita” e ”Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat” em Melhor Revival) saíram de mãos vazias, mas o importante é competir. A premiação contou com performances intimistas de alguns dos indicados, os ganhadores de Ator e Atriz apresentaram os números de ”’…Baby One More Time” (& Juliet) e ”Waving Through a Window” (Dear Evan Hansen) com piano e violão, a atriz Sharon D. Clarke encerrou a cerimônia cantando ”Love Changes Everything” de ”Aspects of Love”, musical de Sir Andrew Lloyd Webber. Alguns teatros de West End abrem agora em novembro (como o de ”Six”), mas outros como o que está com ”Dear Evan Hansen” só voltam em 2021. E você, o que achou dessas vitórias? Nós adoramos.