Tony awards 2020: o QUE? COMO? QUANDO?

Isso mesmo, a Broadway está fechada desde 12 de março desse ano, mas o comitê do Tony Awards, o prêmio mais prestigiado do teatro americano, decidiu que a temporada 2019-20 precisava ser honrada, dado a quantidade de pessoas que trabalharam e mostraram seus talentos nos palcos da Broadway nos meses que antecederam o fechamento da mesma. Vem com a gente para entender como isso vai acontecer.

A data prévia de elegibilidade para os shows terem suas noites de estreia era no dia 23 de abril de 2020, mas com toda a situação causada pela COVID-19, isso foi revogado. A nova data se tornou 19 de fevereiro de 2020. Com isso, shows que chegaram a abrir antes do fechamento, como ‘’Girl from the North Country’’ e o revival de ‘’West Side Story’’ estão inelegíveis para esse ciclo, a justificativa foi clara: os votantes não conseguiram ver esses shows.

Certo, então quais musicais estão elegíveis para esse Tony? ”Jagged Little Pill”,The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical”, ”Moulin Rouge! The Musical” e ”Tina: The Tina Turner Musical”. Sim, apenas quatro shows vão disputar os prêmios esse ano. O que muda? Como só temos quatro produções elegíveis, o comitê decidiu aplicar a regra da categoria de ‘’Melhor Musical’’ a todas demais, que é a seguinte: quando se tem apenas quatro ou cinco shows elegíveis, a categoria só tem três indicados. Ou seja, o musical de Percy Jackson, massacrado pela crítica e fracasso de público, deve ser esnobado em, quase tudo, deixando os demais musicais para a briga.

Jagged Little Pill. Photo: Sara Krulwich do New York Times

Outros pontos a se levar em consideração: A categoria de Melhor Trilha só tem um musical elegível, ‘’The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical‘’, mas existem seis peças (em prosa) elegíveis e elas devem acabar por compor a categoria. Dada a recepção tenebrosa do musical baseado na obra de Rick Riordan, é possível, que pela primeira vez na história, uma peça ganhe de um musical na categoria. O outro ponto em questão é Melhor Ator em Musical: temos apenas dois competidores, Aaron Tveit em ‘’Moulin Rouge!’’ e Chris McCarrell em ‘’The Lightning Thief’’. Nesse cenário, a regra é clara, quando existem três ou menos candidatos em categorias de atuação, os votantes escolhem ‘’sim ou não’’ em uma cédula sobre cada um dos candidatos, fazendo com que ou eles sejam indicados ou eliminem a categoria naquele ano. Porém, só saberemos disso no dia que as indicações forem anunciadas.

A data da premiação ainda não foi estabelecida, mas ocorrerá no outono americano (setembro a dezembro), e as informações sobre performances ou onde será transmitido ainda não foram detalhadas, mas devem ser liberadas em breve. E aí, qual a opinião de vocês sobre esse Tony Awards em meio a uma Broadway fechada? A gente vai ficar ligadinho e qualquer outra nova informação, traremos para vocês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s