Tudo o que você precisa saber sobre “Summer: Donna Summer Musical”

O novo musical que chega na capital paulista dia 05 de Março diretamente da Broadway, de uma parceria da Atual Produções e da Bárbaro!, conta a história da Rainha do Disco, ninguém menos que Donna Summer! E se você está se perguntando quem é Donna Summer, não se preocupe, antes de falarmos um pouco mais da produção brasileira, vamos dar uma pequena refrescada em quem foi uma das maiores cantoras de todos os tempos.

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Conhecida mundialmente por ser a ”Rainha do Disco”, Summer ganhou esse título pelas inúmeras canções que a mesma lançou entre o fim dos anos 70 e toda a década de 80 junto do produtor Giorgio Moroder. Essas canções foram, literalmente, o início do gênero dance no mundo e levaram a cantora a fama internacional. Entre os principais hits de sua carreira podemos citar ”I Feel Love”, ”Love to Love You Baby”, ”MacArthur Park”, ”Hot Stuff”, ”Last Dance”, mas a lista continua tamanha é a quantidade de hits que a cantora lançou em sua carreira. E todos eles estão na trilha no musical, isso que é maravilhoso!

A cantora conquistou diversos feitos em sua carreira, ganhou 5 Grammys, teve 4 canções em #1 no Hot 100 (maior parada musical do mundo!) e mais de 40 hits nas paradas durante toda a sua carreira. Influenciou diversas cantoras de gerações diferentes, entre as que mais falavam do quanto a cantora foi importante para suas carreiras estão Janet Jackson e Beyoncé, que utilizou ”Love to Love You Baby” como base para sua canção, ”Naughty Girl”. Donna é conhecida pelo disco, mas em sua carreira trabalhou com todos os estilos possíveis, do rock ao gospel, passando pelo reggae e o pop, ela não deixou de experimentar nada, e vocês vão poder ouvir tudo isso no musical. Aliás, até por ser a história da mesma retratada ao longe de, pouco mais, 100 minutos, melhor evitar possíveis ”spoilers” da vida da mesma, certo? Vamos deixar você descobrir e experimentar tudo quando for lá no Teatro Santander!

A montagem de ”Summer” é, sem dúvidas, uma das mais rápidas a transitar entre a Broadway e o nosso país. Para vocês terem ideia, o musical estreou originalmente em Nova York no começo de 2018, ou seja, apenas 2 anos atrás! Foi indicado ao Tony Awards nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante em Musical para, respectivamente, as atrizes LaChanze (ganhadora do Tony por ”A Cor Púrpura”) e Ariana DeBose (a Anita do novo West Side Story no cinemas e que também estará em The Prom, da Netflix). Ficou até Dezembro do mesmo ano em cartaz no Teatro Lunt-Fontanne, atual casa do musical de outra diva, Tina Turner. Uma tour do mesmo começou no fim do ano passado e ainda continua percorrendo os EUA. Caso você não saiba, o musical utiliza três Donnas em fases diferentes da vida para contar a história dessa lenda da música, um formato diferente e que foi utilizado por musicais posteriores como o da vida da cantora Cher, o The Cher Show.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida da cantora e da montagem original, que tal saber tudo sobre quem está por trás da montagem brasileira?

ELENCO

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Karin Hils – Diva Donna

Karin é atriz e cantora, conhecida nacionalmente por participar do grupo Rouge. No teatro musical fez as montagens de Hairspray (2009), Hair (2010), Xanadu (2012), Alô, Dolly! (2013) e, mais recentemente, Mudança de Hábito (2015), na qual foi indicada ao Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Atriz em Musical.

Karin esteve, recentemente, no teatro fazendo a comédia A Mentira (2019), e participou de novelas de seriados como Aquele Beijo (2011), Pé na Cova (2013), Sexo e as Negas (2014), e Carinha de Anjo (2016). Atualmente, lançou seu primeiro single solo, ”Fogo”. Em ”Summer”, ela faz a cantora em sua fase mais madura, no auge do sucesso.

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Jeniffer Nascimento – Disco Donna

Lançada ao estrelado pelo programa Fábrica de Estrelas, que fez com que ela integrasse o grupo pop Girls, Jeniffer logo debutou nas novelas brasileiras. Fez Malhação: Sonhos (2014), Êta Mundo Bom! (2016), Pega Pega (2017) e Verão 90 (2019).

Ainda em 2018 participou do programa Popstar onde mostrou ao país sua poderosa voz, inclusive, vencendo o programa. No teatro musical ela fez parte das montagens de Hairspray (2009), Hair (2010), Mamma Mia! (2011) e Divas: O Musical (2016). Em ”Summer”, Jeniffer faz a Donna entre o fim da adolescência e começo da vida adulta, quando a mesma começa a experimentar o sucesso.

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Amanda Souza – Jovem Donna

A jovem Amanda é uma soprano, esteve recentemente na ópera ”A Viúva Alegre” (2019) no Theatro Municipal interpretando o papel de Valenciana, uma produção que também teve direção de Miguel Falabella.

Agora a mesma estreia no teatro musical na fase mais jovem da cantora, onde ela ainda está aprendendo seu lugar no mundo, suas ambições, desejos e conhecendo seu talento.

Marcel Octavio – Neil Bogart

Entre os diversos musicais que compõe a carreira do ator, cantor e músico Marcel, podemos citar Hair (2010) Shrek, O Musical (2013), Rocky Horror Show (2016) e, mais recentemente, Samba Futebol Clube, que cumpriu nova temporada ano passado. Na televisão, o mesmo fez parte do elenco de Tempo de Amar (2017).

Na montagem brasileira, Marcel será Neil, o produtor que fundou a Casablanca Records e catapultou a carreira de Donna Summer.

Edson Montenegro – Andrew Gaines

Ator e cantor, Edson fez, recentemente, o musical Aparecida (2019) como o Narrador da peça. Na televisão fez Cúmplices de um Resgate (2015), onde interpretou o padre Lutero.

Na peça será o pai de Donna, Andrew, que estará presente em momentos decisivos e emocionantes da vida da cantora.

André Loddi – Bruce Sudano

Ator e musicista, André Loddi começou sua carreira nos musicais em 2009 quando fez o jovem George em O Despertar da Primavera, montagem de Möeller & Botelho, parceria essa que ele viria a repetir em Um Violinista no Teclado (2011), Beatles num Céu de Diamantes (2012), Como Vencer na Vida Sem Fazer Força (2013) e Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos (2014).

Em 2016 fez Wicked e Ghost, no ano seguinte integrou o elenco de O Homem de La Mancha, de Miguel Falabella. Em 2018 fez Cinderella, onde fazia o príncipe Topher e Pacto, onde interpretou o psicopata Richard Loeb. Em 2019 ficou em cartaz em Madagascar – O Musical como o protagonista Alex. Na televisão fez a novela I Love Paraisópolis (2015) e participou da série A Vida Secreta dos Casais (2017).

Em ”Summer”, o mesmo fará Bruce, o marido de Donna.

ENSEMBLE

O ensemble, ou em bom português, o nosso coro, é formado por Joyce Cosmo (Castelo Rá-Tim-Bum – O Musical), Lucas Nunes (Wicked), Vanessa Mello (Cantando na Chuva), Renato Bellini (Pippin), Rafael Machado (Ghost), Leilane Teles (Escola do Rock), Ygor Zago (O Homem de la Mancha), André Luiz Odin (Bibi – Uma vida em Musical), Letícia Nascimento (Debut no Teatro Musical), Daniel Caldini (Os Produtores), Rafael Leal (Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro – O Musical), Mari Saraiva (Alô, Dolly!), Débora Polistchuck (O Frenético Dancing Days), Amanda Vicente (Rua Azusa- O Musical), Mariana Gomes (Peter Pan) e Tiss Garcia (Os Produtores).

Além dos swings Fernando Mariano (Billy Ellioy) e Andreza Meddeiros (Avenida Q).

TIME CRIATIVO

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Miguel Falabella – Direção

Miguel é ator, diretor, dramaturgo e muito mais. Sendo, sem dúvidas, um dos artistas mais multifacetados do Brasil, em ”Summer” assume a posição de diretor, lugar que o mesmo conhece como poucos. Miguel dirige teatro desde os anos 80, nos últimos anos esteve na função nas produções A Madrinha Embriagada (2013), O Homem de La Mancha (2014), O Som e a Sílaba (2017) e, mais recentemente, em Annie (2018).

Como versionista, fez as recentes montagens de Hairspray (2009), Cabaret (2011), Xanadu (2012) e Antes Tarde do que Nunca (2015). E nos palcos como ator, esteve presente em Alô, Dolly! (2013), Os Produtores (2018), Annie (2018) e fez uma participação como Mágico em Wicked (2016). Seus trabalhos no cinema, televisão e até no carnaval falam por si só o grande artista que o mesmo se tornou.

Enquanto diretor dessa nova produção, Miguel tem o trabalho de criar, em pouco mais de 100 minutos, o mundo de Donna Summer em todos os seus anseios, desejos, sucessos e conquistas. Uma tarefa árdua, mas que não poderia estar em melhores mãos.

Foto: reprodução/Instagram @donnasummermusical

Carlos Bauzys – Direção Musical

Carlos iniciou a carreira como diretor musical assistente e arranjador de shows da cantora Fortuna. Compôs a trilha sonora do filme “A Guerra de Arturo”, além da música original do espetáculo 3R’s. Se sagrou vencedor do prêmio Bibi Ferreira 2015 pela direção musical de “O Homem de La Mancha” e indicado pela direção musical de “Cantando na Chuva”“Cinderella de Rodgers & Hammerstein” e “A Madrinha Embriagada” e pelo arranjo original de “Rio Mais Brasil – O Nosso Musical” (com Daniel Rocha).

Foi maestro das produções brasileiras de “Sweet Charity” e “Hairspray”. Como diretor musical e regente, atuou nos espetáculos “A Gaiola das Loucas”, “Alô, Dolly!”, “A Madrinha Embriagada”, “Cinderella de Rodgers & Hammerstein”, “Peter Pan – O Musical” e “Cantando na Chuva”. Foi diretor musical de “Xanadu”, “Nuvem de Lágrimas” e da nova produção de “Os Produtores”.

A coreografia fica a cargo de Bárbara Guerra com assistência de Johnny Camollese, dupla responsável por Zorro – Nasce uma Lenda. Zezinho e Turíbio Santos (A Viúva Alegre) assinam cenografia, Richard Luiz (Os Dez Mandamentos) o vídeo cenário. A iluminação será de Caetano Vilela (Dueto para Um, Prêmio Shell 2011), o design de som de Tocko Michelazzo (Cantando na Chuva), os figurinos de Theo Cochrane e o visagismo de Anderson Bueno e Simone Momo (Hebe – O Musical).

As versões brasileiras ficam por conta de Bianca Tadini e Luciano Andrey, ganhadores do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Versão por Mudança de Hábito.

“Summer: Donna Summer Musical” estreia em 05 de março de 2020 no Teatro Santander. E, com certeza, você não pode perder!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s