”Beautiful: The Carole King Musical” encerra seu ciclo na Broadway

Quando ”Beautiful” estreou na Broadway, em Janeiro de 2014, acredito que nem a própria Carole King fosse imaginar o sucesso que o mesmo viria a fazer. Hoje, 27 de Outubro de 2019, mais de cinco anos após a noite de estréia, o musical se despede de Nova York com muito a se orgulhar.

O show teve seu famoso ”try-out”, um tipo de teste antes da Broadway, em São Francisco durante um mês no final de 2013, a bilheteria foi um estouro e as reviews tremendas. Na Broadway, em 2014, o elenco consistiu de Jessie Mueller no papel título, Jake Epstein como Gerry Goffin, Anika Larsen como Cynthia Weil e Jarrod Spector como Barry Man, marido de Cynthia. A situação não mudou, os ingressos venderam como água e a crítica adorou o musical, citando como o elenco entendia os personagens e como, mesmo sendo um ”jukebox” (canções já existentes), o musical tinha uma honestidade e simplicidade que cativavam quem assistia. Até porque, na época, ainda estava começando essa explosão de artistas famosos fazendo musicais na Broadway, antes de ”Beautiful”, o exemplar mais famoso era ”Jersey Boys”.

”Beautiful” fala de como a jovem Carole King, 16 anos na época, decidiu ir para Manhattan tentar a carreira de compositora contra a vontade da própria mãe, conheceu seu futuro marido Gerry Goffin, a dupla de amigos Cynthia e Barry e acabou fazendo história, junto dos citados, como grandes compositores dos anos 60. Em meio a tudo isso, o casamento de Carole se torna uma montanha-russa devido ao comportamento problemático de Gerry em relação a diversos pontos, especialmente fidelidade. O catálogo de Carole é utilizado de forma exímia e o musical termina com uma performance irretocável de ”(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, que traz lágrimas aos corações mais frágeis.

Jessie Mueller como Carole King / Foto: Playbill

No Tony Awards o show foi indicado em sete categorias, incluindo ”Melhor Musical”, vencendo dois: ”Melhor Atriz” para Mueller e ”Melhor Design de Som”. O papel de Carole King também rendeu os principais prêmios para as atrizes que o fizeram na Inglaterra (Katie Brayben) e na Austrália (Esther Hannaford), os dois países a terem produções do musical além dos EUA. Entre as atrizes conhecidas que fizeram o papel na Broadway, estão Abby Mueller (irmã de Jessie) e a cantora Vanessa Carlton.

Atualmente, existe uma segunda tour passando pelo território americano e com a última performance desse domingo, Beautiful terá feito 2,416 apresentações, sendo o 27º show mais longo da história da Broadway, um enorme feito. A trilha, ganhadora do Grammy, está disponível em todas as plataformas digitais e até que o filme do musical, prometido uns anos atrás, seja lançado, é a melhor forma de matar a vontade desse musical que vai deixar saudades.

Palco na Broadway / Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s