”Rent: Live” e um pouco da história de musicais exibidos direto na telinha

A transmissão de “Rent: Live” marca mais uma produção ao vivo realizada pelas redes de TV americanas na história recente. Esse tipo de produção, no entanto, existe basicamente desde o surgimento da própria televisão nos Estados Unidos.

A televisão nos Estados Unidos surgiu em 1941. Apenas três anos após, em 1944, foi transmitido o primeiro musical: “The Boys From Boise”, escrito especialmente para a TV. Mesmo sendo bem aceito na época, o musical não gerou muita repercussão e acabou esquecido. A medida que a televisão foi ficando cada vez mais popular e acessível, cresciam os especiais envolvendo musicais para as mesmas, afinal nem todo mundo podia ir para a Broadway.

Os anos 50 foram essenciais para que o gênero se mantivesse vivo na telinha. Em junho de 53, Mary Martin e Ethel Merman, atrizes que criaram e venceram Tonys por originarem, respectivamente, os papéis de Peter Pan e Mama Rose, fizeram uma apresentação direto da Broadway, transmitida para todo o país em uma comemoração da Ford (sim, a marca de carros). A transmissão foi um completo estouro, com 60 milhões de espectadores, e mais de 100 mil cópias do álbum do evento vendidas em apenas dois dias.

Dois anos depois, uma produção para a TV de “Peter Pan”, estrelada pela própria Mary Martin foi exibida na NBC. Os direitos, vendidos antes mesmo da estreia na Broadway, permitiram que mais de 65 milhões de pessoas assistissem a apresentação. Em 1957, foi a vez de Rodgers e Hammerstein (de “A Noviça Rebelde”), que escreveram uma versão musical de “Cinderella” especialmente para Julie Andrews, que na época estrelava a produção original de “My Fair Lady”. A presença da atriz e o fato do especial ter sido transmitido em cores garantiram que mais de 100 milhões de espectadores assistissem o espetáculo (60% da população dos EUA na época), um verdadeiro evento televisivo.

Na décadas seguintes as produções musicais na televisão tiveram seus altos e baixos, decaindo após os anos 2000. Porém, tudo mudou quando a NBC anunciou a sua versão ao vivo de “A Noviça Rebelde” em 2013, se tornando um incrível sucesso. Desde então, a Fox também passou a produzir musicais ao vivo, rendendo produções como “The Wiz”, “Grease” (2016) e “Jesus Cristo Superstar” (2018).

“Rent” se destaca pois, além de ser um musical recente (a primeira produção aconteceu em 1996), também trata de assuntos e tem personagens que, normalmente, não seriam retratados na televisão aberta americana. A produção, no entanto, é dirigida por Michael Grief, que dirigiu a produção original, com um elenco composto por Jordan Fisher, Tinashe, Vanessa Hudgens, Valentina, Keala Settle e Brandon Victor Dixon, e abre esperança para que esse tipo de produção encontre cada vez mais seu próprio espaço.

One comment

Deixe uma resposta