O espetáculo “Matilda”, adaptação do livro do Roald Dahl, desembarca no Brasil para uma produção inédita a cargo da Bic Produções em parceria com o Atelier de Cultura.
Atualmente em cartaz com “Wicked”, as produtoras revelaram que o clássico atemporal chega ao Brasil ainda em 2023. Sem elenco ou teatro definidos, já foi lançada a busca pelo elenco que contará a história nos palcos brasileiros – a única exceção é a temida Sra. Trunchbull, para quem só são buscados covers (ou substitutos, no bom português), mas a escalação ainda é mantida em segredo.
Para os papéis infantis, a produção busca crianças com idade aparente entre 8 e 11 anos, com forte habilidade em dança, canto e interpretação.
A audição das meninas acontece no dia 03/06, já a dos meninos acontece no dia 04/06 na Casa da Dança Tati Sanchis – Rua Madalena, 300 – Vila Madalena – São Paulo – SP. É necessário apresentar uma foto de rosto, uma de corpo e currículo artístico. É necessário fazer a inscrição até às 12h do dia aplicável, na recepção.
Já para o elenco adulto, a produção busca atores de todas as etnias com forte habilidade em interpretação, canto e dança. Para o papel de cover de Sra. Agatha Trunchbull são procurados barítonos com idade aparentemente entre 30 a 50 anos, com excelente atuação e condicionamento físico.
Para todas as informações sobre as audições e demais papéis, consulte o site oficial da produção: matildamusicalbrasil.com
Com texto de Denis Kelly, letra e música de Tim Minchin (“Groundhog Day”), orquestração e músicas adicionais de Chris Nightingale, a produção brasileira terá direção geral de Mariano Detry (“Escola do Rock”), direção musical de Vânia Pajares (“Wicked”), cenário de Matt Kinley (“Sunset Boulevard”), a coreografia original de Peter Darling (“Billy Elliot”) e versão brasileira de Victor Mühlethaler (“Evita Open Air”).
A equipe criativa conta ainda com figurino de Ligia Rocha, Marco Pacheco e Jemima Tuany, design de luz de Rachel McCutcheon, design de som de Gastón Briski, mágica e ilusionismo de Skylar Fox (“Harry Potter and the Cursed Child“), design de maquiagem de Joe Dulude II (“Wicked”), design de perucas de Feliciano San Roman (“Wicked”).
Por fim, Anelita Gallo (“Wicked”) será responsável pela direção e coreografia residente, Andréia Vitfer (“Evita Open Air”) será assistente de direção musical e preparadora vocal, Tom Hodgson (da produção australiana de “Harry Potter and the Cursed Child”) será o coreógrafo associado, Danilo Santana será assistente de coreografia, Guilherme Paterno será o designer de luz associado, Alejandro Zambrano será o designer de som associado, Pia Calixto será a company manager, Gary Beestone é responsável pela direção técnica internacional, Andy Reader será o gerente de produção internacional e Deborah Penafiel será diretora executiva.
Toda a produção é comandada por Vinícius Munhoz e Cleto Baccic.
“Matilda” estreou em 25 de outubro de 2011 no Cambrige Theatre, em Londres, com produção da Royal Shakespeare Company, em Londres, onde está em cartaz até hoje. Com críticas positivas, o espetáculo foi indicado às 10 categorias possíveis do Olivier Awards, vencendo 7 deles (um recorde para a premiação), incluindo melhor atriz para as quatro pequenas Matildas.
Na Broadway, o musical ficou em cartaz no Shubert Theatre entre 2013 e 2017, sendo indicado a 13 Tonys. O espetáculo venceu 5 categorias, incluindo um Tony honorário de excelência teatral para as atrizes que interpretavam o papel título.
Em 2022, o filme ganhou uma adaptação cinematográfica, lançada mundialmente pela Netflix em 25 de dezembro de 2022. O elenco contou com Alisha Weir como Matilda, Emma Thompson como Agatha Trunchbull e Lashana Lynch como Miss Honey.