VEM AÍ: CONFIRA 40 MUSICAIS QUE ESTÃO PREVISTOS PARA O ANO DE 2023

2022 chega ao fim e com um novo ano, chegam também os novos musicais. Confira +40 produções que devem estrear e reestrear em 2023 em São Paulo e no Rio de Janeiro e entre no ano novo com muitos musicais planejados!

Ainda em janeiro

Anastasia

O musical réplica da Broadway reestreia em 5 de janeiro no Teatro Renault (São Paulo). Após uma pausa na temporada para as festas de fim de ano, o espetáculo reestreia sem mudanças no elenco, que é encabeçado por Giovanna Rangel, Rodrigo Garcia, Tiago Abravanel, Luciano Andrey, Edna D’Oliveira e Carol Costa. Com produção da T4F e da Caradiboi, o musical que conta a história de Anya, uma jovem, vítima de amnésia, que viaja para Paris em busca de respostas para o seu passado, fica em cartaz até maio.

Divulgação

Grease, o musical

Outra reestreia prevista para janeiro é do musical Grease, que volta ao Teatro Claro (São Paulo) em 5 de janeiro. O musical de sucesso criado em 1971, nos EUA, ganhou reconhecimento mundial em 1978 com o filme estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John. Estrelado por Luli (que permanece no papel de Sandy) e com várias carinhas novas no elenco, a adaptação nacional do espetáculo é produzido pela 4ACT Entretenimento faz temporada até 29 de janeiro.

Divulgação

Marrom, O Musical

“Marrom, o musical”, terceiro espetáculo da trilogia do samba, com texto e direção de Miguel Falabella, retornar à Cidade das Artes (Rio de Janeiro) em 6 de janeiro para curta temporada (apenas até 5 de fevereiro). Depois de Cartola e Dona Ivone Lara, agora chega o musical de Alcione em celebração aos seus 50 anos de carreira. O espetáculo já foi visto por mais de 25.000 mil pessoas em sua estreia nacional na capital Paulista.

Divulgação

Uma Leitura dos Búzios

Uma releitura da chamada Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. A história vista a contrapelo neste espetáculo de teatro musical, no Bicentenário da Independência. O espetáculo reestreia em 5 de janeiro no Teatro Antunes Filho – Sesc Vila Mariana (São Paulo).

Divulgação

Branca de Neve – O Musical

O espetáculo Branca de Neve – o Musical é a atração do Teatro Claro a partir de 7 de janeiro. Nos papeis principais, Vanessa Ruiz (Branca de Neve) e Gabriel Vicente (Príncipe). Até 29 de janeiro.

Bianca Tatamya / Divulgação

Elas Brilham – Doc. Musical

A partir de 12 de janeiro o musical Elas Brilham volta ao Rio de Janeiro para uma nova temporada no Teatro Claro (RJ). Em cena, sete atrizes do teatro musical narram a história de vozes femininas que quebraram estereótipos, venceram o sexismo e abriram as portas para o futuro da humanidade. A temporada vai até 30 de janeiro e em seguida o espetáculo deve seguir em turnê pelo país.

Divulgação

Além do Ar

No dia 13 de janeiro, o musical “Além do Ar”, do Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar de Campos dos Jordão, chega em São Paulo no Teatro Opus Frei Caneca . A história do pai da aviação, Santos Dumont, é uma viagem na mente de um homem sem medo, que resgata dentro de si o menino sonhador que ama descobrir o mundo e suas possibilidades. Com texto de Fernanda Maia, letras e músicas de Thiago Gimenes, direção de Thiago Gimenes e Keila Fuke, o espetáculo será protagonizado pelo consagrado ator de musicais Mateus Ribeiro.

Divulgação

Let It Be – Uma História de Amor Ao Som Dos Beatles

O novo musical de Oswaldo Montenegro é uma ode aos Beatles e ao Cinema. Neste espetáculo, o público acompanha as mais emblemáticas canções da banda inglesa através do virtuosismo do cantor Zé Alexanddre (vencedor do The Voice +). A estreia acontece em 13 de janeiro no Teatro das Artes (Shopping Eldorado – São Paulo), onde fica apenas até o dia 29 no mesmo mês.

Divulgação

Ney Matogrosso – Homem Com H

Após vencer o Prêmio Destaque Imprensa Digital na categoria Destaque Ator, Renan Mattos retorna ao papel título do biográfico “Ney Matogrosso – Homem Com H”. Com produção da Paris Cultural, o espetáculo reestreia no 033 Rooftop em 13 de janeiro e faz temporada até 5 de fevereiro.

Divulgação

Rua Azusa – O Musical

Após várias temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro, o musical reestreia no Teatro Nissi (São Paulo) em 13 de janeiro. A obra, criada por Caique Oliveira – diretor geral – retrata a trajetória da segregação racial nos EUA, no início do século XX.

Divulgação

Turma da Mônica em: A Liga dos Pets – O Musical

O musical infantil reestreia no dia 14 de janeiro e faz apenas duas apresentações (14 e 15/01) no Teatro Opus Bradesco. A Liga dos Pets é uma aventura animal em que Mônicão, Floquinho, Mingau, Chovinista e Bidu têm uma missão de resgate única: encontrar Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Milena e Franjinha, que sumiram do bairro do Limoeiro.

Divulgação\ Press a Porter

João e Maria – O Musical

Inspirado no clássico dos Irmãos Grimm, versão musical de João e Maria tem direção de Fernanda Chamma e Daniela Stirbulov e músicas originais de Fred Silveira. No elenco, 35 talentos do teatro musical atual com Ivan Parente como protagonista. Estreia em 20 de janeiro no Teatro Santander (São Paulo). Apenas 6 apresentações até 28 de janeiro.

Divulgação

Revista Babadeira

Neyde Veneziano apresenta versão contemporânea do Teatro de Revista. Musical da premiada diretora atualiza gênero por meio da diversidade e da inclusão, com drags e sem machismo. Com direção musical de Dagoberto Feliz, tem trilha original de Danilo Dunas, cenário e figurino de Kleber Montanheiro e coreografia de Paula Flaibann. São 18 cenas, 12 atores no palco e músicas inéditas cantadas ao vivo. A temporada vai de 20 de janeiro a 19 de março no Teatro Cia da Revista (São Paulo), com entrada gratuita.

Divulgação

Carmen Miranda – A Grande Pequena Notável

Com Laila Garin no papel-título, o musical terá temporada gratuita no Teatro do SESI-SP de 26 de janeiro a 12 de fevereiro. Adaptação do premiado livro de Heloísa Seixas e Julia Romeu apresenta a trajetória de Carmen Miranda para toda a família com linguagem de Teatro de Revista. A direção é de Kleber Montanheiro.

Divulgação

Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro – O Musical

A peça celebra a poética do compositor cearense Antônio Carlos Belchior. Dirigida por Pedro Cadore, que também assina a organização de textos ao lado de Cláudia Pinto, a produção faz um recorte da juventude de Belchior através de uma dramaturgia formada por trechos de entrevistas do próprio cantor. Entrelaçando seus pensamentos acerca de um mundo desconcertado, revive apresentações de seu show em diversas fases da vida. Na história, o ator e cantor Pablo Paleologo vive o cantor cearense, enquanto Bruno Suzano interpreta o “Cidadão Comum”, personagem recorrente nas canções de Belchior e de certa forma seu alterego. O espetáculo, que já fez temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, volta ao Teatro Rival Refit (RJ) em única apresentação no dia 28 de janeiro.

Divulgação

Fevereiro e Março

Mamma Mia!

Baseado nas canções do grupo ABBA, o musical chega ao Rio de Janeiro em 02 de fevereiro no Teatro Multiplan. Com produção da Aventura Entretenimento e Möeller & Botelho, o espetáculos terá uma nova versão com Cláudia Netto como Donna, Maria Brasil como Sophie Sheridan, Diego Montez como Sky, Sérgio Menezes como Sam Carmichael, André Dias como Harry Brigth, Renato Rabelo como Bill Austin, Gottsha como Rosie e Maria Clara Gueiros como Tanya.

Divulgação

Túnel do Amor – O Musical

O espetáculo é baseado na obra literária “A Moreninha” de Joaquim Manoel de Macedo, com ideia original de Eliséte Martins, texto e direção de Marcello Marra. Ambientado em 1958 na cidade de Santos, o espetáculo traz de volta toda atmosfera romântica dos anos 50 e de grandes clássicos da época imortalizados nas versões de Celly Campello. Músicas como “Estúpido Cupido”, “Ritmo de Chuva”, “Broto Legal”, “Banho de Lua”, “Lacinho Cor de Rosa”, serão interpretadas por 20 atores em cena e músicos ao vivo, conduzidos pela direção musical e arranjos de Miguel Briamonte, assim como as coreografias e direção de movimento de Vanessa Costa que nos levarão de volta a essa década. O musical faz temporada de 04 a 26 de fevereiro no Teatro Liberdade (São Paulo).

Divulgação

Jackson do Pandeiro

Com a Cia. Barca dos Corações Partidos, o musical reestreia em São Paulo no Teatro Porto em curta temporada (de 03 de fevereiro a 26 de março). Uma homenagem ‘sincopada’ ao saudoso Jackson do Pandeiro (1919-1982), cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano, que recebeu a alcunha de ‘Rei do Ritmo’ por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros brasileiríssimos, como samba, forró, coco, baião e frevo. O espetáculo não é uma biografia, mas aborda episódios e músicas de Jackson que se relacionam com a vida dos atores em cena. A distribuição das ações em brincantes que contam pedaços de suas histórias pessoais, as quais em muitos pontos coincidem com a história de Jackson. Falando de Jackson, fala-se desses nordestinos anônimos. Falando deles, fala-se do cantor e compositor que levou a vida deles para as rádios e as TVs, em forma de cocos e baiões

Divulgação

A Igreja do Diabo

“A Igreja do Diabo” é um musical Pop-brasileiro, inspirado no conto homônimo de Machado de Assis. Cansada de sua falta de organização no Inferno, a Diaba decide fundar sua própria igreja. Um templo onde ser ruim é o certo, e ser bondoso é a coisa mais imoral que se pode ser. A humanidade, aos poucos, adere à nova religião, todos aprendem sobre “Os Sete Ditados Capitais” e começam a transformar o mundo num lugar pior. O musical estreia em 27 de fevereiro no Teatro do Núcleo Experimental (São Paulo), onde fica em cartaz até 28 de março.

Divulgação

Wicked

Com ingressos esgotados para a estreia, um dos maiores hits da Broadway (e do Brasil!) volta a São Paulo em uma montagem totalmente nova, produzida pelo Atelier de Cultura (responsável pelos sucessos “Evita Open Air”, “A Escola do Rock”, “Annie” entre outros). “Wicked” terá temporada de 09 de março a 30 de abril e conta com Fabi Bang e Myra Ruiz repetindo os papéis de Glinda e Elphaba, respectivamente.

Divulgação

O Guarda-Costas

O musical “O Guarda-Costas” é baseado no longa estrelado pela diva Whitney Houston e Kevin Costner, sucesso de bilheteria com trilha sonora mais icônica de todos os tempos, contendo o hino ‘Will Always Love You’ e as indicadas ao Oscar de Melhor Canção, ‘Run to You’ e ‘I Have Nothing’. A obra agora ganha versão nacional com a adaptação da montagem original e promete encantar fãs de todas as idades. A estreia está marcada para o dia 16 de março no Teatro Claro São Paulo e os fãs já podem garantir seus lugares no Sympla na pré-venda antecipada, que vai até dia 22/01, com preço promocional.

Divulgação

Once – O Musical

De acordo com o release encaminhado para a imprensa, “Once – o Musical” chega ao Brasil, com previsão de estreia no dia 17 de março no Teatro Villa Lobos, em São Paulo. O espetáculo é baseado no filme irlandês homônimo (2006), escrito e dirigido por John Carney, que comoveu público e crítica nos quatro cantos do planeta. No Brasil, o musical chega numa coprodução da Palco 7 Produções, de Marco Griesi; Rega Início Produções, de Renata Alvim; e Solo Entretenimento, de Daniella Griesi. A direção será de Zé Henrique de Paula, com direção musical de Fernanda Maia e coreografias de Gabriel Malo. A versão brasileira é de Mariana Elisabetsky.

Divulgação

Primeiro semestre

“80” – Doc. Musical

Dos mesmos criadores de “60! Década de Arromba”, “70? Década do Divino Maravilhoso” e “Elas Brilham”, esse novo doc. musical leva para o palco momentos marcantes dos anos 1980 em diversas esferas: acontecimentos da política, moda, comportamento, esportes e artes em geral são embalados por centenas de sucessos das músicas brasileira e internacional. A estreia está prevista para abril de 2023 (sem data nem local definidos).

Bob Esponja – O Musical da Broadway

A Touché Entretenimento anunciou através de suas redes sociais que vai produzir uma versão brasileira de Bob Esponja – O Musical da Broadway , peça inspirada nos personagens da série de animação da Nickelodeon. Trata-se de uma montagem não réplica, ou seja, permanecem o texto e as músicas da Broadway, mas os cenários, figurinos e coreografias serão criados aqui no Brasil. A estreia está prevista para o mês de maio na Cidade das Artes (Rio de Janeiro) e em seguida deve fazer temporada em São Paulo.

Divulgação

Bonnie e Clyde

Ainda sem data definida para a estreia, o musical “Bonnie e Clyde” fará temporada no 033 Rooftop (São Paulo) e terá Beto Sargentelli e Eline Porto nos papéis-título. A produção fica por conta da DelClaro Produções e da H Produções Culturais. “Bonnie & Clyde” estreou nos palcos da Broadway em 2011, contando a já conhecida história do casal de foras-da-lei que parou o mundo no começo dos anos 1930. 10 anos depois, o musical – com letras de Don Black e músicas de Frank Wildhorn – ganhou sua versão no West End, em Londres, trazendo Frances Mayli McCann como Bonnie Parker e Jordan Luke Gage como Clyde Barrow. A montagem foi sucesso de público e crítica, com 5 estrelas do jornal ‘The Sun’, e em 2023 é a vez de São Paulo receber a história dos nossos criminosos preferidos.

Divulgação

Bullying – O Musical

Escrito, dirigindo e produzido por Allan Oliver, Dagnus Produções, o musical “Bullying “ terá nova temporada no Rio de Janeiro, em parceria com a Belfort Produções. O espetáculo teve várias temporadas em São Paulo, atraindo o público adolescente, e chega pela primeira vez à capital carioca no primeiro semestre de 2023, ainda sem teatro definido. O enredo traz os alunos do Colégio Epaminondas que tentam sobreviver ao último ano do ensino médio. Embalada por canções vibrantes, “Bullying” é um espetáculo de jovens para jovens.

Like 2 – O Musical

A MF Produções está preparando uma segunda temporada do musical que esteve em cartaz em 2022 no Teatro West Plaza. Com texto, músicas e elenco reformulados, o espetáculo juvenil orginal conta a história dos alunos do Colégio Nova Conexão, que usam a dança para realizar seus sonhos e agora terão uma nova oportunidade de alavancar sua trajetória em mais uma competição. Polêmicas, fofocas, intrigas e outras questões da adolescência online e offline recheiam a trama desta montagem. Estreia em abril na cidade de São Paulo, ainda sem data e teatro definidos.

O Jovem Frankenstein

De acordo com uma matéria da revista Veja, o musical “O Jovem Frankenstein” do ator, roteirista e diretor Mel Brooks, que começou a ser encenado nos EUA em 2007, terá a sua primeira montagem brasileira, com texto e músicas adaptadas por Cláudio Botelho e Charles Möeller. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2023, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. O espetáculo tem realização da produtora Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho.

Divulgação/Broadway

Ainda sem data definida

A Cor Púrpura – O Musical

Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, o musical anunciou em suas redes sociais que irá reestrear em 2023, ainda sem data e local definidos. O espetáculo é inspirado no livro homônimo de Alice Walker e recebeu várias indicações e prêmios de teatro musical, incluindo “Melhor Atriz” para a protagonista Letícia Soares.

Divulgação

Alguma Coisa Acontece

A versão brasileira do musical da Broadway “Something Rotten” foi anunciada nas redes sociais da produtora Renata Borges, sócia da Touché Entretenimento. O espetáculo será realizado em parceria com Thiago Hofman e Gustavo Barchilon, dupla responsável por “Barnum – O Rei do Show”.

Divulgação

Beetlejuice – O Musical

Outro anúncio feito pelas redes sociais da Touché Entretenimento é o musical Beetlejuice. Baseado no filme homônimo de 1988 (que no Brasil recebeu o nome “Os fantasmas se divertem”), o musical que estreou na Broadway em 2019 ganha uma nova versão brasileira no segundo semestre de 2023, ainda sem data nem locais definidos. No perfil do Instagram do espetáculo também foi anunciado que as audições serão realizadas em março deste ano.

Divulgação/Broadway

Clara Nunes – A Tal Guerreira

A cantora e compositora Vanessa da Mata estreia como atriz em Clara Nunes – A Tal Guerreira, sob a direção de Jorge Farjalla e a direção musical de Kassin. A obra, que deve chegar aos palcos em 2023 para celebrar os 80 anos da homenageada, é um tributo ao repertório construído por Clara Nunes em carreira fulgurante na música popular brasileira. O anúncio foi feito nas redes sociais do espetáculo. Ainda não há informações sobre locais e datas.

Divulgação

Funny Girl – A Garota Genial

O musical, que em 2022 reestreou na Broadway protagonizado por Lea Michele, irá ganhava uma versão brasileira em 2023. A responsável por trazer este clássico é a Barho Produções, mesmos produtores de “Barnum – O Rei do Show”. A novidade foi confirmada na bio do Instagram da produtora. Ainda não há informações sobre data e locais.

Divulgação/Broadway

Hairspray

Segundo uma matéria da revista IstoÉ, o ator e cantor Tiago Abravanel adquiriu os direitos autorais do musical Hairspray e pretende produzir, dirigir e atuar no espetáculo em 2023. Ele irá dar vida à personagem Edna Turnblad, que foi interpretada por John Travolta na versão cinematográfica do musical. Ainda não há informações sobre datas e locais.

Kiss Me Kate – O Beijo da Megera

Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo o musical de Cole Porter ganhará uma nova temporada em 2023 na cidade de São Paulo. O protagonista será ninguém menos que Miguel Falabella. O espetáculo foi encenado pela primeira vez no Brasil em 2015, no Rio de Janeiro, pelas mãos de Charles Möeller e Claudio Botelho. A dupla volta a ser responsável pela montagem, que terá agora novo elenco, cenários e figurinos. Apenas a atriz Alessandra Verney retorna para o papel de Lilli Vanessi — protagonista ao lado de Falabella.

Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado

A produtora Sapo anunciou em suas redes sociais o musical “Los Hermanos – Musical Pré Fabricado”, que será embalado pelos sucessos do grupo de rock alternativo carioca. O espetáculo tem direção de Michel Melamed e será apresentado em quatro “atos”, um movimento pouco comum em relação a maioria dos musicais apresentados no Brasil, realizado em 1 ou dois atos, conforme divulgou o site “A Broadway é Aqui”. O musical tem estreia prevista para 2023 no Rio de Janeiro, ainda sem data nem teatro definidos.

Divulgação

Lugar Nenhum – O Avesso do Verso

Em uma discreta propaganda no programa do musical “Tempo Certo” o premiado dramaturgo Vitor Rocha anunciou seu mais novo projeto: o musical “Lugar Nenhum – O Avesso do Verso”. Como o próprio anúncio dizia, o espetáculo ainda não tem teatro e nem data definida (apenas uma conta no Instagram). O que se sabe é que será na cidade de São Paulo e que, vindo da mesma imaginação que “Cargas D’água – Um Musical de Bolso”, “Se Essa Lua Fosse Minha”, “O Mágico Di Ó – O Clássico em Forma de Cordel” e “Bom Dia Sem Companhia” , com certeza será encantador!

Divulgação

O Fantástico Mistério da Feiurinha

‘Feiurinha’ vai ganhar uma versão musical. O escritor Pedro Bandeira e o produtor Allan Oliver prometem para 2023 um musical baseado no livro “O Fantástico Mistério da Feiurinha”. No livro, Bandeira trata do desaparecimento de uma suposta princesa e promove um reencontro entre Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida e outras. O musical não tem local nem data definida. O anúncio foi feito em uma matéria do Estadão.

Reprodução/Internet

O Rei Leão

Ainda sem data definida para a estreia, a próxima produção da T4F Musicais deve ser “O Rei Leão”. A notícia veio pela publicação no Instagram Oficial da produtora, que publicou abertura de audições para o espetáculo. Como a grande maioria dos espetáculos da T4F, o musical deve estrear no Teatro Renault (São Paulo), mas ainda não há informações sobre datas e nem se será uma réplica idêntica à da Broadway ou uma versão não réplica.

Reprodução/Instagram

Os Óculos Mágicos de Charlotte

De acordo com uma matéria do Blog do Arcanjo, o famoso desenho animado: “Os Óculos Mágicos de Charlotte‘ exibido pelo canal Disney +, em 2023 ganhará versão teatral. O espetáculo infantil e musical conta com a direção de Allan Oliver, canções de Miguel Falabella, que também dá voz para um dos personagens (Pelusso) e o roteiro é assinado por Suppa, Juliana Sanches e Fratino. A temporada começará por São Paulo, capital, e promete alcançar todo o Brasil.

Patrulha Canina – O Musical

O musical infantil inspirado na animação homônima da Nickelodeon fez temporada em São Paulo no ano passado e, segundo as redes sociais da produtora Renata Borges (Touché Entretenimento), em 2023 terá nova temporada, ainda sem data ou local definidos. A expectativas é que o musical estreie no Rio de Janeiro e/ou que faça turnê nacional.

Divulgação

Uma Linda Mulher

No discurso de encerramento da segunda temporada de A Pequena Sereia, a produtora Stephanie Mayorkis, sócia da EGG Entretenimento e diretora da IMM, anunciou a chegada de “Uma Linda Mulher” aos palcos do Teatro Santander em agosto de 2023. Inspirado no filme de sucesso de Garry Marshall e estrelado por Julia Roberts e Richard Gere lançado em 1990, Uma Linda Mulher chegou aos palcos da Broadway em agosto de 2018 e ficou em cartaz até 2019. A versão brasileira não será uma réplica da Broadway, mas manterá o mesmo texto e músicas da versão original.

Divulgação

One comment


  1. Faltou o maravilhoso infantil musical “ROCK PARA CRIANÇAS”, achei estranho não estar presente nesta lista.

Deixe uma resposta