[ESPECIAL VOZ] Mesmo depois de estudar muito, você ainda pode se machucar

Lucas Cainan Paulino
Fonoaudiólogo (FM-USP)
Pesquisador em Voz Artística
Fundador e Coordenador da COMVEXO
CRFa: 2-21195

Na semana passada nós conversamos sobre a importância da sua voz na carreira em Teatro Musical (clique aqui e você vai direto para o texto que escrevi).

Nessa semana, vamos conversar sobre algo muito importante e que precisa ser dito: Você pode se machucar.

“Barbra Streisand me livre, não quero nem pensar nisso”

Mas é importante pensar! E eu estou aqui para te ajudar a entender sem medos

            Exatamente por não exporem que essa é uma possibilidade real, muitos artistas se frustram quando descobrem que se machucaram. Muitas vezes, inclusive, ensinam que um machucado é motivo para o artista se sentir culpado o que é um erro.

            Vamos pensar um pouco…

Várias peças por semana, entrevistas, ensaios, aulas, vida social, dentre outras coisas, fazem com que os Atores de Teatro Musical tenham uma demanda bem grande de uso da Voz, sendo considerados Atletas da Voz (é uma baita maratona vocal, fala a verdade).

            Para produzirmos a voz, vários músculos são ativados…

“Por isso que sempre falam que eu preciso treinar minha voz constantemente?”

BINGO!

Quando você vai na academia e segue todo o plano de exercícios você evolui; com a sua voz, se você:

– Estudar corretamente

– Realizar os exercícios que o professor de canto indicou

– Fazer todo o treinamento que seu fonoaudiólogo passou

-Seguir as orientações específicas que foram passadas para você

As musculaturas da sua voz ganham Força e Resistência, os movimentos (das Pregas Vocais e do trato vocal) ficam mais precisos e seu cérebro decora o “caminho” de como produzir os ajustes vocais que você quer na hora que você precisa.

            Até aqui tudo é muito simples: se você estudar corretamente e tiver bons profissionais te amparando, você vai se desenvolver.

            Esse momento de formação é muito importante e vai se refletir muito na sua carreira, pode até ser decisivo para o seu sucesso!

“Eu estudo canto, dança, interpretação…”

“Essa parte de estudos eu já entendi, mas e esse negócio de me machucar?”

            Muito bem. Se eu disser que um atleta se machucou durante sua prática esportiva você vai achar algo muito anormal?

            Acabei de pesquisar naquele site de buscas que todo mundo conhece (sabe qual é?), juntei as palavras “Contusão” e “Atleta” e essas foram algumas notícias que eu encontrei.

            Podemos ver que lesões são bem comuns. Até porque, para algumas práticas, o corpo é levado ao seu extremo.

            Muito provavelmente, esses atletas fazem seus treinamentos, são acompanhados por bons profissionais, mas tudo isso não fez com que estivessem livres da possibilidade de machucados.

            Não estou dizendo que não existem lesões nas Pregas Vocais por falta de estudo e técnica, aliás são bem comuns, mas o ponto principal é que algo pode não correr bem em algum momento e você pode se machucar mesmo tendo uma técnica sólida.

“Patti LuPone do céu, então eu vou me machucar mesmo sabendo usar minha voz?”

Não disse isso! Disse que essa é uma possibilidade e é por isso que você precisa ter muita responsabilidade com sua voz.

E não estou falando de deixar de comer chocolate!

Estou falando de coisas que podem ser cotidianas para você, mas que aliadas a um uso profissional e atlético da voz, como acontece na carreira em Teatro Musical, podem te trazer problemas. Por exemplo:

Sábado à noite, balada regada a álcool e gritaria pode ser um programa gostoso para alguns, mas pode não ser a melhor pedida logo depois de um dia que você atuou em duas sessões seguidas e também vai atuar no dia seguinte.

            Consciência de como seu corpo funciona também é muito importante: se você sabe que determinada bebida pode te causar refluxo, não deixe de tomar, mas evite próximo ao uso da voz e em momentos de temporada.

            Para te ajudar a mapear essas questões, você pode se consultar com seu Fonoaudiólogo. Ele é o terapeuta que te ajuda a cuidar da sua Comunicação e da sua voz, portanto é importante que você se abra e fale sobre seu cotidiano para que ele possa te orientar e juntos vocês cheguem numa configuração de atividades que te permitam se divertir sem prejudicar a sua voz.

            Sim é possível!

Confie no seu terapeuta!

Eu já escrevi um texto aqui para o Mundo dos Musicais falando sobre saúde vocal, se você quer ir direto para ele, clique aqui, mas depois que terminar esse aqui, combinado?

“Combinado, mas, algo está me incomodando.

Se eu fizer todos os estudos e seguir todas as orientações e me machucar ou ter um problema de voz, o que eu faço?”

Primeiramente, não tem motivo algum para se culpar e NÃO DEIXE que te culpem!

É possível que no começo você negue, que passe por um período mais triste, que tenha raiva, que tente barganhar com o universo (Por que eu?), mas no fim vai chegar a aceitação.

 Busque a equipe que te assessora (Professor de canto, Fonoaudiólogo e o Laringologista) e converse abertamente sobre como se sente, sobre seus medos e dúvidas, talvez incluir um Psicólogo nessa equipe pode te ajudar, depende muito de como você vai enfrentar essa situação.

É momento de cuidar de você!

Siga as orientações médicas e faça o tratamento fonoaudiológico. A ciência avança constantemente e já conseguimos lidar com muitos problemas de voz sem precisar de cirurgia.

Resumindo:

– Cuide da sua Voz com responsabilidade.

– Siga as orientações dos profissionais que você escolheu para te assessorarem.

– Confie nesses profissionais.

– Ame sua Voz!

            Para que esse texto não fique muito longo, vou parar por aqui, se você quiser saber mais sobre as lesões e distúrbios da voz que são mais comuns em Atores de Teatro Musical, deixa um comentário aqui embaixo, prometo atender aos pedidos.

Estamos juntos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s