‘O Dia dos Musicais’ chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez em sua 5ª edição

Evento que reúne profissionais, estudantes e fãs de teatro musical fecha parceria com a ONG Nós do Morro e apresenta uma exclusiva programação cultural e educativa na cidade.

O ‘Dia dos Musicais’ realiza sua quinta edição e conquista novos espaços no mercado e no país. Após três anos sendo promovido em São Paulo, o evento chega ao Rio de Janeiro dia 12 de novembro, no Teatro Prudential, para criar conexões a partir da Arte e do Teatro Musical através de workshops, fóruns, palestras, espetáculos musicais, a vivência de uma Audição Simulada e um grande show de encerramento. “Neste ano estamos falando especificamente do teatro musical brasileiro e autoral. Queremos estimular as pessoas a tirarem seus projetos do papel, tem muita coisa na programação direcionado pra essa galera mais empreendedora” comentam Jessé e Lurryan, produtores do evento. O projeto soma forças pela primeira vez com o grupo Nós do Morro, a fim de democratizar o evento, e se alia a Benfeitora, uma plataforma de mobilização de recursos, para promover um financiamento coletivo em prol de todo este acesso.

Produzido e idealizado por Lurryan Nascimento e Jessé Scarpellini, ‘O Dia dos Musicais’ foi projetado em 2016 para permitir o intercâmbio e troca de ideias no meio criativo do teatro musical. Durante um dia inteiro, fãs, atores, produtores, professores entre outros profissionais podem adquirir novos conhecimentos e ter contato com outras dinâmicas e práticas participando de aulas e palestras exclusivas com profissionais renomados no mercado nacional. O evento que reúne ao todo mais de 20 aulas com duração de 1:20h cada, criando durante 12h um grande espaço cultural e artístico, busca ainda promover a pesquisa, o estudo, o aprimoramento e o fortalecimento do gênero em todo o Brasil, sendo este o grande mote da edição, empenhada a estimular a criação de novos projetos, dramaturgias, espetáculos e parcerias por meio de sua grade cultural e educacional.

Para a edição carioca, foi criada uma campanha definanciamento coletivo para custear parte da estrutura da realização do evento e, fundamentalmente, viabilizar o acesso dos jovens do Morro do Vidigal atendidos pelo programa Nós do Morro. Na plataforma é possível encontrar todas as possibilidades de colaborar com o projeto, partindo de R$15, e conhecer as recompensas para os apoiadores.

Programação

Aberta para maiores de 10 anos e desenvolvida a partir das três grandes verticais do Teatro Musical – Canto, Dança e Atuação – a programação deste ano contará com a participação de profissionais conhecidos do mercado como Reiner Tenente, Eduardo Rios, Marcelo Castro, Chiara Santo, Beatriz Lucci, Carol Botelho, Fabiana Tolentino, Tony Lucchesi e Hugo Kertz. Entre as possibilidades de trilhas de conteúdo que o público visitante poderá escolher, estão temas como expressão corporal, técnica vocal e modalidades de dança. Haverá ainda um circuito de palestras voltadas para o entendimento do mercado de Teatro, o cenário feminino na Arte e como impulsionar um projeto, esta última ministrada pela Benfeitoria.

Outra atividade desenvolvida com foco em possibilitar aos participantes vivenciarem a experiência do mercado é a Audição Simulada. Os interessados poderão se apresentar para uma banca e receber dicas dos profissionais para aprimorarem suas técnicas e se prepararem para os futuros processos seletivos.

Além da programação educativa, serão realizadas apresentações dos espetáculos “Lugar de Escuta”, do coletivo M.O.T.I.M, o premiado “Cargas D’Água – Um Musical de Bolso” e “Brilha La Luna – O Musical”, todos produções originais, seguindo a linha defendida pelo evento, que, neste ano, visa valorizar essencialmente o teatro musical brasileiro, munindo de ferramentas àqueles que desejem adentrar ao mercado em todas as suas áreas.

Como forma de flexibilizar o acesso ao evento e aos conteúdos promovidos, existem diversas formas de adquirir ingressos para o grande dia imersivo no universo dos musicais. Os interessados podem se inscrever em uma, duas ou três atividades, adquirindo passaportes com outras programações atreladas e a possibilidade de parcelar tudo em até 3x.

Três anos de sucesso

Realizado pela Dracma Produções, ‘O Dia dos Musicais’ já se posiciona no calendário anual como um dos pontos de encontro de quem vive e respira Teatro Musical. Crescendo ano após ano, o evento reuniu já na sua última edição em São Paulo mais de 1000 envolvidos entre artistas, professores, estudantes, imprensa e fãs. Além de São Paulo, outra capital que recebeu o evento foi Recife, em Pernambuco. A realização do evento no Nordeste, além de marcar a expansão do projeto, demonstra a preocupação em promover o Teatro Musical além do Sudeste.

SERVIÇO – O Dia dos Musicais

Local: Teatro Prudential – R. do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro – RJ, 22210-010

Data: 12 de novembro, de 10h às 22h.

Vendas: Ingressos disponíveis no site e mais informações: www.odiadosmusicais.com.br

Deixe uma resposta