Caixa cancela apresentações de “Lembro Todo Dia de Você” no Rio de Janeiro

O espetáculo “Lembro Todo Dia de Você”, produção do Núcleo Experimental e vencedora do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Roteiro Original, teve suas apresentações no Rio de Janeiro, que aconteceriam entre 10 e 20 de outubro, canceladas pela Caixa Cultural. A informação foi revelada pela Folha, e republicada nas redes sociais do Núcleo Experimental.

O espetáculo conta a história de Thiago, um jovem que, aos 20 anos, descobre ser soropositivo e, para aceitar ser portador do vírus HIV, precisa realizar um acerto de contas consigo mesmo.

Conforme explicou o diretor Zé Henrique de Paula à Folha, “Lembro Todo Dia de Você” foi selecionado em edital para ser apresentado no Rio de Janeiro, faltando apenas a assinatura do contrato. O diretor, no entanto, foi informado de que o musical não poderia fazer parte da programação do Teatro Nelson Rodrigues, onde seria apresentado, devido a uma reforma, versão repetida pela assessoria de imprensa do órgão ao ser questionada pela Folha. A CAIXA Cultural, no entanto, se recusou a apresentar o espetáculo em uma de suas outras unidades (além do Rio de Janeiro, são outras seis espalhadas pelo país) ou a reagendar a data para as apresentações no Rio.

A CAIXA Cultural é um órgão da Caixa, banco estatal, que, conforme se auto define em seu site oficial, tem como objetivo [proporcionar] aos brasileiros o acesso a uma diversidade de manifestações da arte e da cultura nacionais” com unidades em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, oferecendo “uma programação plural e de qualidade” que demonstram “a determinação da Caixa em investir em cultura e difundir o trabalho dos artistas brasileiros”.

Além de “Lembro Todo Dia de Você”, neste semestre a CAIXA Cultural também cancelou a “Aventuras do Pensamento”, palestras pensadas para estudantes entre 10 e 15 anos, com foco em uma discussão sobre a democracia, e a mostra sobre a cineasta Dorothy Arzner, diretora lésbica cujos trabalhos são conhecidos por apresentar temas LGBTQ+.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s