Após temporada com sessões esgotadas no Teatro do Núcleo Experimental, o vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2017 de melhor roteiro original e do Prêmio Reverência de Melhor Texto, o musical “Lembro Todo Dia de Você” faz temporada no Teatro João Caetano desde o dia 28 de março.
Por Victor Miranda
Com texto, letras e direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula, o espetáculo traça retrato realista e contemporâneo sobre o HIV: Thiago (Davi Tápias) é um jovem que se descobre soropositivo aos 20 anos e, para aprender a conviver com o vírus, precisa antes passar por um acerto de contas consigo mesmo. “Lembro Todo Dia de Você” é um musical inédito que faz um retrato realista e contemporâneo do HIV, colocando em questão muito do que se conhece sobre o assunto.
Com o musical, o Núcleo Experimental prossegue com a pesquisa de linguagem em teatro musical, que consiste em inserir as músicas no espetáculo de uma forma fundamental para a narrativa. A trilha sonora tem levada pop, com releituras de outros gêneros, como bolero, disco, jazz e música de jogos digitais dos videogames.
O Núcleo também se preocupa em fomentar a criação de espetáculos 100% nacionais, oferecendo ao público novas opções além das franquias internacionais ou adaptações de obras preexistentes.
No espétáculo, Thiago tenta entrar em contato com seu ex-namorado Júlio para conversar sobre uma questão de seu passado como casal. Júlio contraiu HIV por meio da relação sexual com Thiago e, desde então, não conversa mais com o antigo companheiro. Thiago inicia uma jornada de autoconhecimento em direção a questões decisivas de sua vida – como o abandono paterno, a descoberta da sexualidade, relacionamentos, amizades e o estigma enfrentado diariamente por pessoas com HIV.
Com Bruna Guerin, Carol Bezerra, Davi Tápias, Fabio Augusto Barreto, Fabio Redkowicz, Pier Marchi e Thiago Perticarrari, “Lembro Todo Dia de Você” tem texto de Fernanda Maia, colaboração de Herbert Bianchi e Zé Henrique de Paula, música e regência de Rafa Miranda, com Flávio Rubens e Marco Rochael no clarinete, Felipe Parisi no violoncelo, Fernanda Maia no piano, Clara Bastos e Pedro Macedo no baixo e Abner Paul na bateria, letras e direção musical de Fernanda Maia, direção e figurinos de Zé Henrique de Paula, assistência de direção de Inês Aranha, preparação vocal de Fernanda Maia e Rafa Miranda, assistência de figurino de Danilo Rosa, iluminação de Fran Barros, coreografia de Gabriel Malo, projeto sonoro de João Baracho, cenografia de Bruno Anselmo, assistência de cenografia de Carolina Caminata, cenotécnica de Vanderlei Leonarchick, serralheria de Gildo Batista Reis de Santana e Pedro Roselino Filho, pintura de Luciano Filardo, contrarregragem de Gilmar Alves, design gráfico e de vídeos de Laerte Késsimos, fisioterapia de PhysioArt Studio Fisioterapia, Otorrinolaringologia de Reinaldo Yazaki, operação de luz de Tulio Pezzoni, operação de som de Ki Somerlate, produção de Claudia Miranda, Laura Sciuli, Louise Bonassi e Mariana Mello, assistência de produção de Julia Maia e fotos de Giovana Cirne e Victor Miranda.
Com temporada até o dia 21 de abril, “Lembro Todo Dia de Você” tem sessões aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h, no Teatro João Caetano. Os ingressos custam apenas R$ 20 (R$ 10 para os portadores do benefício de meia-entrada). As vendas são realizadas na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação ou através da Tudus.
Como chegar:
Endereço: O Teatro João Caetano fica localizado na Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino – SP.
Classificação: 16 anos
Capacidade: 438 lugares
Transporte público: A estação Hospital São Paulo do Metrô (Linha 5 – Lilás) é a mais próxima (10 min de caminhada).
Foto: Victor Miranda Fotografia/Divulgação