“Menopausa – O Musical” estreia em agosto no Teatro Gazeta, em São Paulo

Dos mesmos produtores de “Os Monólogos da Vagina”, a comédia off-Broadway dialoga com bom humor sobre a relação da mulher com sua idade e sexualidade.

A chegada da meia-idade e o universo da mulher estão em foco no texto de “Menopausa – O Musical”. O cômico espetáculo, estreou em Orlando, na Flórida, em 2001, migrando para o circuito Off-Broadway em 2002, onde completou temporada de 1.500 apresentações; desde então já percorreu mais de 450 cidades nos Estados Unidos e diversos países. Fenômeno em Las Vegas há 12 anos, é o espetáculo de temporada mais longa da história da cidade, sendo premiado em 2015 como o “Best Scripted Live Show”.
Inédito no Brasil, ele chega ao Teatro Gazeta, em São Paulo, a partir de 10 de agosto, pelas mãos de Cássio Reis e Anderson Bueno, mesmos produtores da icônica comédia, também feminina, “Os Monólogos da Vagina”, conhecida no país há quase 20 anos.

Elenco MENOPAUSA - Por Marco Máximo
Foto: Marco Máximo

Cheias de personalidade, cada mulher retratada em cena encara a vida de uma maneira e enfrenta esta nova fase de forma diferente. Apresentando arquétipos em vez de personagens reais, o espetáculo traz a Atriz, a Hippie, a Executiva e a Dona de Casa do Interior, que, complementares, formam o quarteto disposto a lidar de forma bem-humorada com os detalhes e preciosidades de ser mulher, especialmente neste período fisiológico, que tende a ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade. “Elas são um reflexo de todas as mulheres. Toda mulher tem um pouquinho de cada personagem”, diz o diretor, visagista e produtor Anderson Bueno.

As personagens vividas pelas atrizes Adriana FonsecaAlessandra VertamattiBibba Chuqui e Simone Gutierrez, além de Luciana Milano na função de stand-in, tem dupla missão: todas são responsáveis não apenas por entreter, mas também por abordar este universo de forma instrutiva, onde muito além de apontar os sintomas, é proposto um maior entendimento ao público sobre o que esse momento realmente significa para as mulheres. “Ainda estou aprendendo, mas começo a ver isso como a Independência total da mulher. Uma libertação. Vejo ‘Menopausa – O Musical’ como parte de uma trilogia feminina que produzimos, em continuação aos espetáculos “Os Monólogos da Vagina” e “Nany People Salvou Meu Casamento””, conta Bueno.

“O texto retrata uma fase da vida pela qual todas as mulheres irão passar e muitas vezes é um período bem conturbado física e emocionalmente. Gosto de falar de verdades e ‘menopausa’ é uma transição que muda o comportamento das mulheres e também de quem as rodeia. Sempre vi o espetáculo como um show para toda a família, de adolescentes aos mais velhos, e espero realmente que o público abrace com prazer a mensagem que queremos passar, pois é um espetáculo leve, bonito, alegre e que traz uma questão, muitas vezes delicada, para uma linguagem coloquial e de fácil entendimento, tudo com muito humor e música”, afirma o idealizador e produtor Cássio Reis.

Já a trilha que irá conduzir os divertidos dilemas é guiada por paródias de conhecidas canções dos anos 60, 70 e 80, sempre sobre temas cotidianos da menopausa como os hormônios a flor da pele, necessidade do chocolate, perda de memória, fogachos, suores noturnos e vida sexual. Na seleção da song list, entram versões de hits como “Fever Night”, “Stayin’ Alive”, “The Lion Sleeps Tonight”, “YMCA” e “Chain of Fools”. O produtor Cássio Reis conseguiu ainda uma autorização especial e exclusiva dos detentores dos Direitos Autorais Internacionais do texto para inserir, no encerramento do espetáculo, a música “Dancing Days”, sucesso brasileiro consagrado pelo grupo As Frenéticas na década de 80 e que será cantada originalmente.

“É importante que a prosódia e a acentuação das palavras estejam corretas, mas estou me baseando principalmente nas fonéticas. As pessoas vão ouvir as músicas com o mesmo tipo de sonoridade que ouvem em inglês, mas com palavras em português. Queremos trazer personagens mais reais, tipos físicos mais próximos do que o Brasil tem, por isso buscamos, e não só na música, ‘abrasileirar’ os termos e as piadas usadas”, explica Thiago Gimenes, diretor musical e responsável pelas divertidas versões.

E reforçando ainda mais a comicidade do espetáculo, o público poderá reconhecer a voz marcante da atriz, imitadora e humorista Fafy Siqueira, convidada especial que participa em “off” desta comédia universal e atemporal, que já foi aplaudida em 15 países, entre eles Austrália, Canadá, Israel, Itália, Filipinas, Reino Unido e África do Sul.

Com a realização do Ministério da CulturaActuare Produções Artísticas e Entretenimento e a Phoenix Produções Artísticas“Menopausa – O Musical”chega ao país dirigido por Maximiliana Reis e Anderson Bueno, e com direção residente de Luciana Milano; o texto é licenciado pela agência americana GFOUR Productions – LLC e tem sua tradução assinada pelo produtor Cássio Reis. A parte musical, que inclui direção, arranjos, orquestração e preparação vocal, está a cargo de Thiago Gimenes  também versionista – e André Cortada; a coreografia é de Ciça Simões e a cenografia de Fábio Peres. Já os figurinos levam diferentes assinaturas, a marca Fernando Leite veste a personagem Hippie, Gregory as personagens Atriz e Dona de Casa, e Julia Plus a Executiva; Fruit De La Passion é responsável pela linha Sleepwear, bem como Arthur Caliman pelos looks de gala da grande cena final. Complementam o time de criativos o designer de luz Mattheus Chaves, e Alessandro Aoyama, responsável pelo desenho de áudio.

menopausa-o-musical.png

SERVIÇO:

“Menopausa – O Musical”

 Local: Teatro Gazeta

Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100

Contato: (11) 3253-4102 | Site www.teatrogazeta.com.br

Temporada: 10 de agosto a 21 de outubro de 2018

Sextas às 21h00, sábados às 20h00 e domingos às 16h00

Valor: R$ 80,00 inteira e R$ 40, 00 meia

Vendas: Site Teatro Gazeta e Bilheteria Local
Bilheteria: de terça à domingo de 14h00 ao início do último espetáculo do dia.

Classificação etária: 12 anos.

FICHA TÉCNICA:

Texto original: GFOUR Productions, LLC

Elenco: Adriana Fonseca (Hippie), Alessandra Vertamatti (Dona de Casa), Bibba Chuqui (Executiva) e Simone Gutierrez (Atriz)

Standin e Diretora Residente: Luciana Milano

Participação Especial em Off: Fafy Siqueira

Direção: Anderson Bueno e Maximiliana Reis

Tradução: Cássio Reis

Direção Musical, Arranjos e Orquestração: Thiago Gimenes e André Cortada

Versões: Thiago Gimenes

Preparação Vocal: Thiago Gimenes e André Cortada

Gravação, Mixagem e Masterização: André Cortada

Visagismo: Anderson Bueno

Coreografias: Ciça Simões

Figurinos: Gregory – Arthur Caliman – Julia Plus – Fruit De La Passion – Fernando Leite

Design de Luz: Mattheus Chaves

Desenho de Áudio: Alessandro Aoyama

Cenário: Fábio Peres

Assistente de Direção: Fernanda Lorenzoni

Assistente de Coreografia: Nina Sato Pires

Equipe de visagismo:

– Maquiagem: Alisson Rodrigues

– Penteados: Alexandra Rodrigues

 

Atendimento a Grupos: Cissa Moreira Luz – grupos@phoenixproducoes.com.br

Deixe uma resposta