Há uma guerra acontecendo e Pierre não está aqui

Afim de salvar “Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812” de uma ruína financeira, os produtores do espetáculo tomaram a decisão de substituir Okieriete “Oak” Onaodowan, que começou a interpretar Pierre, um papel originado na Broadway por Josh Groban, no dia 11 de julho e pretendia ficar no papel até o dia 4 de setembro por Mandy Patinkin, iniciando no dia 15 de agosto até o dia 3 de setembro, interrompendo a estadia de Oak. Entretanto, uma girada inesperada nos eventos fez com que Oak e Mandy abandonassem o papel.

Logo após o anúncio de que Mandy se juntaria ao elenco no dia 26 de julho, um dos produtores, Howard Kagan, disse que Mandy viu o espetáculo e se disse inspirado para integrar o elenco (uma afirmação que Patinkin diria dois dias mais tarde, ao The New York Times, que não foi bem o que aconteceu), obrigando os produtores a demitirem Oak para acomodar a agenda de Mandy com a série “Homeland”, onde ele interpreta Saul Berenson, esperando que Oak retornasse ao papel depois da estadia de Mandy.

Entretanto, a substituição inesperada de um ator negro por um ator branco parece não ter agradado uma parcela de pessoas. No Twitter, personalidades como Cynthia Erivo reclamaram do descaso dos produtores com Oak, fazendo com que até o criador do show, Dave Malloy, se pronunciasse no twitter, afirmando que as vendas do musical estavam catastróficas para as datas após a saída de Ingrid Michaelson, cantora multi-platinada que cobre as férias impostas pelos produtores da atriz Brittain Ashford, que originou o papel de Sonya.

O compositor afirmou que Mandy jamais pediu para que Oak fosse retirado do papel e que os produtores pediram que ele entrasse no papel o mais rápido possível para tentar salvar o show. O estrago, no entanto, já estava feito. Nessa sexta, em entrevista publicada no The New York Times, Mandy afirmou que jamais aceitaria um papel às custas de outro ator e que, em respeito a Oak, não aparecerá no espetáculo.

Oak, entretanto, anunciou em seu instagram que apesar de estar imensamente grato pela resposta dos fãs e da comunidade teatral, sua última apresentação realmente será no dia 13 de agosto e que ele não retornará ao espetáculo e que, apesar de tudo, se sente grato de ter tido tempo de interpretar Pierre.

No momento, é incerto quem interpretará Pierre após a saída de Oak. Uma das possibilidades é que Dave Malloy, que interpretou o papel em produções anteriores e substituiu Josh Groban durante uma semana antes que Oak entrasse no espetáculo assuma o papel até um substituto ser encontrado, embora não se saiba se o show sobreviverá ao escândalo após o dia 13 de agosto.

Deixe uma resposta