10 anos da estreia de “Miss Saigon” no Brasil

No dia 12 de julho de 2007, estreava no Teatro Abril a versão brasileira de “Miss Saigon”.

“Miss Saigon” é um grande sucesso de Claude-Michel Schönberg e Alain Boublil, dupla responsável também por “Les Misérables”. Com enredo baseado na ópera “Madama Butterfly” de Giacomo Puccinio musical conta a história de Kim, uma jovem vietnamita que, depois de perder sua família durante a Guerra do Vietnã, é forçada a se prostituir em um bar comandado pelo Engenheiro. Lá, em sua primeira noite, ela conhece e se apaixona por Chris, um soldado americano que promete levá-la com ele para a América.

O musical estreou em 20 de setembro de 1989 no West End e em 11 de abril de 1991 na Broadway. Foi indicado a 10 Tony Awards e levou 3!

No Brasil, o musical teve sua estreia em 12 de julho de 2007, 10 anos atrás, no Teatro Abril (atualmente, Teatro Renault). Com temporada de 1 ano e 5 meses, a montagem teve sua última sessão em 14 de dezembro de 2008.

O elenco era composto por:

miss20saigon2004

Kim – Li Martins / Cristina Cândido

Engenheiro – Marcos Tumura

Chris – Nando Pradho

Ellen – Kiara Sasso / Sabrina Korgut

John – Victor Hugo Barreto

Thuy – Mauro Sousa

Gigi – Francine Missaka / Sabrina Korgut

Tam – Rafael Loureiro / Naoki Koga / Izabely Tomazi / Caio Caratin / Naoki Takeda

No ensemble, o musical contava com:

Bar Girls:

Marlei Santos, Nathalia Mancinelli, Kotoe Karasawa, Maria Bia Martins, Katia Barros, Tatiana Sayuri, Keila Fuke, Deborah Fang, Fabi Bang Thatiana Abra.

Vietnamitas: 

Alexandre Lima, Eduardo Martins, Tony Germano, Fabio Yoshihara, Fernando Marianno, Tiago Abravanel, Mario Americo, Cesar Moura, Fernando Cursino Tinno Zani.

GLS:

Rafael Machado, Rafael Zardani, Carl Santos, Leo Abel, Julio Mancini, Daniel Nunes, Halei Rembrant, Luiz Pacini, Ubiracy Brasil, Sandro Sabbas, Felipe Moraes, Rodrigo Vicente Michael Nunes.

As versões em português foram assinadas por Claudio Botelho e a direção do espetáculo foi do americano Fred Hanson (que atualmente está dirigindo o musical “Cantando na Chuva”).

miss20saigon_

Recentemente, estivemos com Kiara Sasso para relembrar todos os personagens de sua carreira, veja o que ela falou sobre Ellen abaixo:

Para assistir esse vídeo completo, clique aqui.

Marcos Tumura era um dos grandes destaques da montagem, dando vida de forma genial ao Engenheiro. 

Em entrevista ao Terra, no período de estreia do espetáculo no Brasil, Tumura disse: “Não vivemos a Guerra do Vietnã, mas presenciamos todos os dias a guerra nas favelas entre os traficantes. Eles também não sabem muito bem porque estão ali”.

Já em entrevista ao Setor Vip, ele falou um pouco sobre como foi escolhido para viver o personagem no Brasil e sobre um convite para o último revival do espetáculo em Londres (que atualmente está na Broadway):

“A direção de ‘Miss Saigon’ perguntou se tínhamos um Engenheiro (personagem principal do espetáculo) e a equipe brasileira disse que sim, que eu dava conta porque havia feito o Valjean. Disseram que eu não poderia fazer porque eu deveria ser um ator dramático, então falaram que fiz o Lumière (“A Bela e a Fera”, 2002) e eles ficaram pensando como um ator pode fazer Valjean e Lumière”, diverte-se. “Na época do ‘Miss Saigon’, Cameron Mackintosh deu uma declaração para uma revista falando super bem e fui chamado para fazer o Engenheiro na montagem de Londres, mas não fui porque não falo inglês. Eles falaram que davam um jeito e eu disse que não. Não tem como dar um jeito. Por mais que eu decore o espetáculo, se der alguma coisa errada, não tenho como improvisar. Sou rápido para consertar as coisas, mas sem falar a língua eu falaria em português com certeza”

tumura

Tiago Abravanel era cover de Engenheiro. Em um evento em 2012, ele cantou “The American Dream”:

Para relembrar a performance de Marcos Tumura, esse grande artista que infelizmente já nos deixou, abaixo um vídeo de “American Dream”:

Separamos mais alguns vídeos da versão brasileira abaixo:

“American Dream” com o grande Marcos Tumura no Programa da Hebe:

Trecho de “Eu Creio Sim” (“I Still Belive”) com Li Martins Kiara Sasso:

“Antes Que o Mundo Chegue Ao Fim” (“Sun And Moon”) com Li Martins Nando Pradho:

Matéria sobre o musical no Fantástico:

Jornal da Gazeta:

Em 2012, o elenco se reuniu em um evento e cantou algumas músicas do espetáculo! Veja abaixo:

Quem mais quer um revival pra já de “Miss Saigon” no Brasil, ein? ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s