Amor, Sublime Amor: Tudo o que você precisa saber sobre esse clássico musical

Hoje (09) estreia nos cinemas brasileiros Amor, Sublime Amor, releitura do icônico filme de 1961 e do musical da Broadway de 1957. Dirigido por Steven Spielberg, o longa se passa na Nova York de 1957 e explora a rivalidade entre duas gangues que tentam controlar o bairro de Upper West Side: os Jets, formados por estadunidenses brancos, e os Sharks, grupo de porto-riquenhos e descendentes. No meio disso, está o amor proibido entre Tony (Ansel Elgort), ex-líder dos Jets, e María (Rachel Zagler), irmã do líder dos Sharks.

A versão atual da produção conta com nomes novatos e veteranos no elenco, como: Ansel Elgort, Rachel Zegler, Rita Moreno, David Alvarez, Ariana Debose, Brian D’Arcy James, Corey Stoll, entre outros. Confira abaixo mais informações sobre os personagens e os atores do musical que, assim como sua primeira versão, promete emocionar o público.

AS ORIGENS DO MUSICAL

O musical Amor, Sublime Amor é mais do que apenas um filme clássico e uma produção histórica e de referência da Broadway. É um símbolo cultural americano, amado por um grande público internacional e que já ganhou diversos revivals,tanto profissionalmente quanto em produções amadoras em países do mundo inteiro.

Criado por quatro indiscutíveis gênios – o diretor e coreógrafo Jerome Robbins, o compositor Leonard Bernstein, o letrista Stephen Sondheim e o dramaturgo Arthur Laurents –, o espetáculo estreou na Broadway em 26 de setembro de 1957, no Winter Garden Theater, e teve 732 apresentações.

Já o filme de Robert Wise e Jerome Robbins, de 1961, foi um sucesso monumental. Ele venceu em dez categorias do Oscar®, incluindo a de Melhor Direção para Robbins e Wise, Melhor Atuação para Rita Moreno e George Chakiris, além de outras categorias como Fotografia, Edição, entre outras.

RELEITURA: Expertise Spielberg

O filme é dirigido por ninguém menos que o aclamado cineasta Steven Spielberg, responsável por clássicos como TubarãoE.T – O ExtraterrestreJurassic Park, a franquia Indiana Jones e muitos outros.

Homem em pé em frente a televisão

Descrição gerada automaticamente com confiança média
O diretor Steven Spielberg e a atriz Rita Moreno no set de Amor, Sublime Amor | Reprodução

De acordo com Spielberg, Amor, Sublime Amor foi um filme “assustador” de se fazer. “É muito intimidante pegar uma obra-prima e fazê-la através de um olhar e sensibilidades diferentes, sem comprometer a integridade do que é comumente considerado a melhor música já composta para o teatro”, afirmou o diretor. “Mas acredito que excelentes histórias devem ser contadas e recontadas ao longo dos anos, em parte para poder refletir diferentes perspectivas e períodos na obra”.

O personagem Riff, interpretado por Mike Faist, e os Jets, em cena de Amor, Sublime Amor | Repdrodução

Ele complementa: “O risco deste empreendimento não foi despercebido por nenhum de nós. Mas todos os envolvidos entraram neste projeto com amor e respeito enormes, que beiravam a reverência pelo espetáculo e, obviamente, por seus lendários criadores. Mas também sabíamos que tínhamos que fazer um filme para a nossa época e fazê-lo com uma compreensão contemporânea e com os valores contemporâneos que assumimos”.

Mulher com vestido de noiva

Descrição gerada automaticamente
Ilda Mason (Luz), Ariana DeBose (Anita) e Ana Isabelle (Rosalia) | Reprodução

O cineasta acredita que, não importa o quanto o mundo tenha mudado, as lições e insights que o filme oferecem permanecem as mesmas. “É uma história que tem cativado o público por décadas porque não é somente uma história de amor, mas também é uma obra culturalmente significativa, com uma premissa central que não perdeu sua relevância ao longo do tempo: que o amor transcende o preconceito e a intolerância”.

Homem olhando para o lado

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Rachel Zegler (María) e Ansel Elgort (Tony) | Reprodução

PRODUÇÃO ORIGINAL NA BROADWAY DE 1957

Fonte: Playbill | Reprodução

A produção original da Broadway de 1957, foi dirigida e coreografada por Jerome Robbins e produzida por Robert E. Griffith e Harold Prince, marcou a estréia de Sondheim na Broadway. Realizou 732 performances antes de sair em turnê. A produção foi indicada para seis Tony Award, incluindo Melhor Musical em 1957, mas o prêmio de Melhor Musical foi para The Music Man. Robbins ganhou o Tony por sua coreografia e Oliver Smith ganhou por suas criações cênicas. O show teve uma produção de Londres que ficou mais tempo em execução.

O título West Side Story traduzido no sentido literal é “História da Zona Oeste” e faz referência ao fato de que o filme é ambientado na zona oeste da cidade de Nova York.

Ouça aqui a trilha sonora com o elenco original da Broadway, disponível no Spotify:

ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE 1961

Cena do filme | Reprodução

O filme foi adaptado por Ernest Lehman do bem-sucedido musical da Broadway. Tanto o musical teatral e o filme, são uma adaptação livre, ambientada na década de 1950, de Romeu e Julieta de William Shakespeare. Lançado nos cinemas em 18 de outubro de 1961, o filme foi sucesso de crítica e público. É o musical mais premiado da história do cinema com 11 indicações ao Oscar, tendo ganho 10 delas (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Direção de Arte Colorida, Melhor Figurino Colorido, Melhor Edição, Melhor Som), 3 Globos de Ouro e 2 Grammys em 1962, além do Directors Guild of America, o National Board of Review e o New York Film Critics Circle Awards em 1961.

PRODUÇÃO BRASILEIRA DE 2008

Fonte: Marra Comunicação | Reprodução

“West Side Story” chegou ao Brasil pela primeira vez sob as mãos do diretor Jorge Takla que manteve o espetáculo o mais fiel possível ao original, lançado há 50 anos. As versões das mpusicas ficaram a cargo de Claudio Botelho e a complexa partitura de Leonardo Bernstein foi mantida intacta. A coreografia também foi original, com pequenas adaptações por causa do espaço e ficou a cargo da coreógrafa Tânia Nardini.

Elenco brasileiro (2008): Frederico Silveira (Tony), Bianca Tadini (Maria), Sara Sarres (Anita), Francarlos Reis, Adalberto Halvez, Luciano Andrey, Gabriel Malo, Carlos Leça, Renata Bardazzi, Arízio Magalhães, Gianna Pagano, Andressa Corso, Carolina Kimie, Ciça Simões, Daniel Caldini, Daniela Vegga, Diego Meija Neves, Fábio Porto, Fernando Zuben, Gisele Gonçalves, Guilherme Logulo, Guilherme Pereira, Gustavo Lassen, Hélcio Mattos, Julia Duarte, Leandro Benedicto, Leonardo Pace, Leonardo Wagner, Marcelo Pereira, Mariana Barros, Paulo de Melo, Priscila Sanches, Rafael Marão, Renata Sampaio, Ricardo C. Barbosa, Roberto B., Ronnie Oliveira, Thiago Jansen, Uiliam Amaral, Vanessa Costa, Welton Nascimbene.

O espetáculo ficou em cartaz no primeiro semestre de 2008 no Teatro Alfa, em São Paulo. Veja algumas fotos espetáculo abaixo.

Fonte: Marra Comunicação | Reprodução

NOVA MONTAGEM BRASILEIRA

Beto Sargentilli (Tony) e Giulia Nadruz (Maria) nos ensiaos do revival brasileiro de West Side Story | Reprodução

Passados 13 anos da primeira montagem brasileira, ‘West Side Story’ poderá ser visto novamente no país em numa montagem que ficará a cargo da dupla consagrada Charles Möeller e Claudio Botelho. A dupla se junta ao maestro Cláudio Cruz, responsável pela direção musical, conhecido por reger importantes títulos como ‘”Don Giovanni”, “La Belle Hélène” e “Sonho de uma Noite de Verão”.

Inicialmente, a temporada entraria em cartaz a partir do dia 17 de abril em curta temporada no palco do Theatro São Pedro, em São Paulo, mas devido a pandemia da Covid-19 a produção teve que paralisar os ensaios e ainda não anunciou uma nova data de estreia, mas ainda está previsto agora para o ano de 2022.

O elenco será encabeçado por Giulia NadruzBeto Sargentelli, como Maria e Tony. Ingrid Gaigher será Anita, André Torquato , Guilherme Logullo, Pedro Navarro, Carol Botelho, Matheus Paiva, Conrado Helt, Maryana Montenegro, Dante Paccola, Thadeu Torres, Larissa Leão, Diego Martins, Guilherme Pereira, entre outros compõem o time.

CONHEÇA MAIS SOBRE O ELENCO DO FILME

Cindy Tolan, que liderou o casting, afirma: “Steven me disse que a única maneira de fazermos este filme era com a escolha adequada do elenco, e ele e Kristie me deram tudo o que eu precisava para fazê-la desta maneira. Eu também tinha um incrível grupo me apoiando, especialmente meu sócio Nicholas Petrovich, que trabalhou muito próximo a mim”.

“Senti que a minha função era muito clara: todos os Sharks, Maria, Anita, Bernardo e Chino devem ser latinos”, diz Tolan. “E eles também devem ter os três pilares, ou seja, devem saber cantar, dançar e atuar. Na verdade, os quatro pilares, porque há uma quarta dimensão: a câmera deve amá-los”

TONY (Ansel Elgort)

Uma imagem contendo pessoa, azul, segurando, homem

Descrição gerada automaticamente
Fonte: 20th FOX | Divulgação

Tony é um ex-membro dos Jets e ex-presidiário que trabalha em uma drogaria. O menino, que é melhor amigo de Riff, se apaixona por María, que está ligada aos Sharks, o grupo rival dos Jets. Tony é interpretado por Ansel Elgort, ator criado em Nova York e que frequentou a LaGuardia High School for Performing Arts. Ansel já participou de filmes de sucesso, como: Baby Driver (2017) – o qual foi indicado ao Globo de Ouro®, A Culpa é das Estrelas (2014) e a série Divergente (2014).

MARÍA (Rachel Zegler)

Mulher com vestido rosa

Descrição gerada automaticamente
Fonte: 20th FOX | Divulgação

María é uma menina de 18 anos porto-riquenha e irmã mais nova de Bernardo, líder dos Sharks. Ela trabalha na loja de departamentos Gimbels com Rosalía e Luz. Recém-chegada ao continente, acaba se apaixonando por Tony. Quem interpreta a personagem é a atriz Rachel Zegler, que foi a escolhida para o papel entre as 30.000 inscrições em vídeos recebidas. Amor, Sublime Amor é seu primeiro trabalho no cinema.

BERNARDO (David Alvarez)

Homem em pé ao lado de uma mulher

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Fonte: 20th FOX | Divulgação

Líder dos Sharks e ex-boxeador, Bernardo é irmão mais velho de María e namorado de Anita, e é interpretado por David Alvarez, que já ganhou o Tony Award® de Melhor Ator por sua interpretação no musical da Broadway Billy Elliot (2008).

ANITA (Ariana Debose)

Mulher com as mãos no rosto

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Fonte: 20th FOX | Divulgação

Anita é uma porto-riquenha de 21 anos que namora Bernardo e serve de figura materna para María. A atriz já brilhou em musicais da Broadway como Hamilton (2015) e Summer: The Donna Summer Musical (2017)pelo qual foi indicada ao Tony Award®. Recentemente, ela esteve no elenco da adaptação cinematográfica do musical The Prom (2020).

RIFF (Mike Faist)

Homem com a boca aberta

Descrição gerada automaticamente
Fonte: 20th FOX | Divulgação

Líder dos Jets e melhor amigo de Tony, Riff é inimigo de Bernardo. O ator que o interpreta se chama Mike Faist e já participou de musicais da Broadway como Dear Evan Hansen (2015)o qual foi indicado ao Tony Awards®, e Newsies (2011).

VALENTINA (Rita Moreno)

Menina de vestido azul

Descrição gerada automaticamente
Fonte: 20th FOX | Divulgação

Valentina é uma porto-riquenha com 70 anos que é dona da loja onde Tony trabalha, o qual a considera como uma figura materna. Valentina é interpretada por Rita Moreno, atriz que participou da primeira versão cinematográfica de Amor, Sublime Amor em 1961 e também estrelou outras produções de sucesso, como: One Day At a Time (2017) e Singin’ in the Rain (1952). Rita, que também atua como produtora executiva no longa, é uma das três artistas no mundo a Rita Moreno, que participou do elenco do filme de 1961 como a personagem Anita, integra o novo elenco como a personagem Valentina. A atriz, que também atua como produtora executiva no longa, é uma das três artistas no mundo a serem homenageadas com um Oscar®, Emmy®, GRAMMY® e Tony®.

CHINO (Josh Andrés Rivera)

Reprodução

Chino é um membro dos Sharks, leal ao Bernardo e apaixonado por María. Quem interpreta o personagem é o ator Josh Andrés Rivera, que também participou de Hamilton (2015). Sua primeira aparição na tela dos cinemas é em Amor, Sublime Amor.

ROSALÍA (Ana Isabelle)

Reprodução

Porto-riquenha de 21 anos, Rosalía trabalha com María e é amiga de Anita. A atriz que a interpreta, Ana Isabelle, também é porto-riquenha e uma famosa cantora em seu país.

POLICIAL KRUPKE (Bryan D’Arcy James)

Policial irlandês-americano na casa dos 50 anos que monitora os Sharks e os Jets. Ele é interpretado por Bryan D’Arcy James, ator que já participou de séries televisivas como Smash (2012) e 13 Reasons Why (2017); e musicais da Broadway como Sweet Smell of Success (1998) e Shrek: The Musical (2008), no qual foi indicado ao Tony Award®.

TENENTE SCHRANK (Corey Stoll)

Reprodução

Schrank é um detetive que supervisiona o policial Krupke e as atividades da gangue nas ruas de Nova York. Quem o interpreta é o ator Corey Stoll, que já participou de filmes como Meia-Noite em Paris (2011), Homem-Formiga (2015); e séries como House of Cards (2013) e Law & Order (1990).

ANYBODYS (Ezra Menas)

Reprodução

Anybodys é um menino ansioso para ser aceito pelos Jets. O personagem é interpretado pelo ator transgênero Ezra Menas, que estreia nas telas do cinema com essa produção.

Amor, Sublime Amor está em cartaz nos cinemas brasileiros a partir de HOJE, 09, exclusivamente nos cinemas.

Deixe uma resposta