“A Noviça Rebelde” estreia em Abril no Teatro Renault – Saiba tudo sobre o espetáculo

Nova produção do Atelier de Cultura em parceria com Moeller & Botelho chega ao Teatro Renault em Abril! Venha saber tudo sobre o clássico de Rodgers & Hammerstein.

Colaboração: Lucas Alves

Na nova versão brasileira, o único nome confirmado no elenco é o de Malu Rodrigues, em cena na novela “O Outro Lado do Paraíso” e nos palcos com “Se Meu Apartamento Falasse…”, também de Moeller & Botelho.

A EQUIPE CRIATIVA

A nova produção é de responsabilidade do Atelier de Cultura, produtora de Cleto Baccic, que além de já ser renomado nos musicais por papéis como Dom Quixote em “O Homem de La Mancha”, Harry Bright em “Mamma Mia!”, Rum Tum Tugger em “Cats” e Aldolfo em “A Madrinha Embrigada”, foi um dos responsáveis pelo Projeto Educacional em Teatro Musical do SESI, que, além de ter gerado dois musicais com ingressos totalmente gratuitos tendo em vista a formação de público, também criou oficinas de vivência em teatro musical e um curso de formação de atores, com inspiração e pesquisa pautados nos melhores cursos de teatro do mundo. O Atelier de Cultura realizou, em 2017, nova temporada de “O Homem de La Mancha” no Teatro Alfa, musical que deve estrear no Rio de Janeiro em fevereiro, além de se preparar para a estreia de “Annie”, no segundo semestre. Veja abaixo vídeos de “O Homem de La Mancha”:

Já Moeller & Botelho levam, como dupla, mais de 40 produções, entre adaptações e musicais originais, iniciando com “As Malvadas” e passando por sucessos como “Company”, “Ópera do Malandro”, “Avenida Q”, “Despertar da Primavera” e “O Mágico de Oz”, todos dirigidos pelo próprio Charles Möeller, que também será o diretor da nova versão de “A Noviça Rebelde”, com versões de Claudio Botelho. Veja abaixo o Portfólio da dupla:

Os cenários serão de David Harris, que teve seu trabalho conferido ao lado de Matt Kinley em “O Homem de La Mancha” e nas novas versões de “Les Misérables” e “Miss Saigon”. Veja abaixo o trailer da filmagem oficial do revival de “Miss Saigon” com cenários de Matt Kinley David Harris:

Segundo a Época, os cenários de “Annie” também serão feitos por Matt Kinley David Harris. 

Figurinos serão de Simon Wells, que recentemente fez os figurinos para a produção de “Rapunzel” do Chickenshed Theatre, em Londres.

rapunzel-4-cerys-lambert-and-ensemble-photo-daniel-beacock-700x455

Com uma equipe criativa dessas, podemos esperar um espetáculo grandioso! Em entrevista ao EstadãoCleto fala um pouco sobre a grandiosidade da montagem:

“O objetivo é montar um espetáculo que não fique a dever para a Broadway ou o West End, em Londres”, conta Baccic. “Para isso, vamos trabalhar com orçamento aproximado de R$ 10 milhões, com recursos incentivados.”

O MUSICAL

“A Noviça Rebelde” é a última colaboração entre Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II e, para muitos, a melhor. O musical estreou em 1959 na Broadway com Mary Martin (que seria imortalizada como Peter Pan na transmissão do musical na TV americana) e Theodore Bikel nos papéis de Maria e Capitão von Trapp. A produção ficou em cartaz até 1963 e recebeu os Tony Awards de Melhor musical (num empate com “Fiorello!”), Melhor Atriz Protagonista em Musical para Mary Martin, Melhor Atriz Coadjuvante em Musical para Patricia Neway como Madre Superiora, Melhor Regente e Diretor Musical para Frederick Dvonch e Melhor Cenário de Musical para Oliver Smith, recebendo também outras quatro indicações como Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante em Musical e Melhor Direção de Musical.

https://mundodosmusicais.com/wp-content/uploads/2018/01/novic3a7a-mary-martin.jpg

Em Londres, onde o musical estreou em 1961 e revivido em 1981, um revival foi planejado em 2006 com a atriz Scarlett Johansson, entretanto, após as negociações falharem, foi montado um reality show com Andrew Lloyd Webber, Graham Norton, David Ian, John Barrowman e Zoe Tyler, onde foi escolhida a atriz Connie Fisher para interpretar Maria.

Na Broadway, o musical já teve um revival em 1998 com Rebecca Luker como Maria, que mais tarde seria substituída por Laura Benanti, fazendo sua estreia na Broadway.

200

O musical entrou e se fixou na memória popular, no entanto, com o filme estrelado por Julie Andrews como Maria Von Trapp e e Christopher Plummer como Capitão Von Trapp (dublado por Bill Lee nas canções). Lançado em 1965, o filme se tornou um sucesso instantâneo, sendo o filme mais lucrativo daquele ano e chegou a ficar em cartaz por quatro anos e meio. Na época, o filme chegou a ser o filme de maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando “E O Vento Levou”. O filme foi indicado a dez Oscars e venceu cinco, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz Protagonista (Julie Andrews). Duas músicas (“I Have Confidence” e “Something Good”) foram criadas especialmente para o filme, enquanto “How Can Love Survive”, “No Way to Stop It” e “An Ordinary Couple” não foram usadas. Além disso, embora o filme seja muito fiel ao musical ao ponto de contar com um intervalo, algumas cenas foram trocadas de lugar. No musical, “My Favorite Things” é cantada por Maria e pela Madre Superiora ainda no convento, enquanto na cena da tempestade, Maria e as crianças cantam “The Lonely Goatherd”, além de “Do-Re-Mi” e várias outras músicas terem trocado de cenário, para aproveitar e dar mais destaque aos visuais de Salzburg, na Áustria, onde todas as externas foram gravadas.

Nos Estados Unidos, o filme é exibido anualmente na TV aberta desde 1976, se tornando uma tradição da semana de Natal da ABC em anos mais recentes.

“A Noviça Rebelde” também foi o responsável por iniciar a onda dos musicais ao vivo que já nos trouxe novas versões de “Hairspray”, “Grease” e em breve, “Rent”. Em 2013, a NBC produziu uma versão ao vivo do musical com Carrie Underwood no papel principal e Stephen Moyer como Capitão Von Trapp, Audra McDonald como Madre Superiora, Laura Benanti como a Baronesa Elsa Schrader e Christian Borle como Max Detweiler. Em 2015, a britânica ITV realizou sua própria versão ao vivo, com Kara Tointon no papel de Maria e Julian Ovenden como o Capitão. Ouça abaixo um trecho de Carrie Underwood no papel:

OS 50 ANOS DO FILME

Em 2015 o filme completou 50 anos desde o seu lançamento em 1965 e em tributo ao clássico, a cantora Lady Gaga se apresentou no Oscar com canções do musical:

Julie Andrews foi entrevistada sobre o tributo e rasgou elogios á performance da cantora, que decidiu cantar as mesmas notas originais do filme e levou 2 meses de ensaio para a apresentação final. Veja na íntegra clicando aqui.

anigif_enhanced-2250-1424666432-17

A NOVIÇA REBELDE NO BRASIL

Este slideshow necessita de JavaScript.

No Brasil, o musical estreou em 2008 no Rio de Janeiro, estrelando Kiara Sasso e Herson Capri nos papéis principais. Após Herson deixar o papel, o Capitão Von Trapp foi assumido por Saulo Vasconcelos durante o restante da temporada no Rio e as duas temporadas realizadas em São Paulo, no Teatro Alfa e no Teatro Sérgio Cardoso. Já com produção de Moeller & Botelho, a primeira montagem contou com nomes como Mirna Rubim e Vera do Canto e Mello que se alternavam no papel de Madre Superiora, Fernando Eiras como Max Detweiler e Carol Puntel e Maria Netto se alternando no papel de Liesl.

O musical ainda revelou vários nomes através das crianças Von Trapp. Cada um dos filhos menores (são 6) eram revezados por três atores, cada qual parte de uma família Von Trapp que se revezava durante as apresentações. Nomes como Elton Towersey (“O Homem de La Mancha”), Estrela Blanco (“O Despertar da Primavera”), André Torquato (“Priscilla – A Rainha do Deserto”), Ghilherme Lobo (“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”), Clara Verdier (“Les Misérables”), José Vinicius Toro (produtor da T4F por trás de sucessos como “Wicked”), Isabella Moreira (prestes a estrear a novela “As Aventuras de Poliana” no SBT), Julia Gomes (“Chiquititas”) e Larissa Manoela (“Cúmplices de um Resgate”) tiveram no musical uma de suas primeiras experiências profissionais.

https://mundodosmusicais.com/wp-content/uploads/2018/01/novica1.jpg

O sucesso dessa produção foi tão grande que o musical é um dos raros exemplos de uma versão brasileira que foi eternizada em CD. Ouça abaixo no spotify:

A PROTAGONISTA

1886860-malu-rodrigues-revela-o-desejo-de-atuar-950x0-2

Por enquanto, apenas um nome do elenco foi revelado: Malu Rodrigues dará vida a Maria. A atriz que atualmente está em cartaz com o musical “Se Meu Apartamento Falasse…” (que chega a São Paulo no próximo dia 21 de janeiro, no Teatro Santander. Os ingressos já estão a venda, clique aqui e garanta o seu) onde vive Fran Kubelik (personagem vivida por Jill O’Hara no elenco original da Broadway em 1968 e por Kristin Chenoweth no revival do musical em 2010) é uma experiente atriz que já pôde ser vista estrelando os musicais “Contos e Cantigas Populares”, “A Arca de Noé”, “A Noviça Rebelde” (2008) como Louisa, “O Despertar da Primavera” como Wendla, “Sete” como Clara, “Um Violinista no Telhado” como Hodel, “Beatles Num Céu De Diamantes”, “O Mágico de Oz” como Dorothy, “Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” como Margarida, “Nine: Um Musical Felliniano” como Carla, “Milton Nascimento: Nada Será Como Antes” e “Cinco Júlias” como Júlia 4.

Veja alguns vídeos de Malu Rodrigues em alguns dos musicais que já fez:

Dorothy – “O Mágico de Oz”

Wendla – “O Despertar da Primavera”

Carla – “Nine: Um Musical Felliniano”

Na TV, Malu fez “Xuxa 10 Anos”, “Papai Noel Sumiu?”, “O Pequeno Alquimista”, JK”, “Xuxa 20 Anos”, “Pé na Jaca”, “Três Irmãs”, “Tapas e Beijos”, “Acredita na Peruca” e atualmente interpreta Karina na novela “O Outro Lado do Paraíso”, todos na Rede Globo.

O outro lado do paraíso

E no cinema, a atriz viveu Sandrinha em “Didi Quer Ser Criança”, Júlia em “O Farol de Santo Agostinho”, Alice em “Confissões de Adolescente – O Filme”, Wanderléa em “Minha Fama de Mau” e recentemente esteve em “O Caseiro”.

marialuiza

Em 2014 a atriz cantou “The Sound Of Music” de “A Noviça Rebelde” em uma aula da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, na Casa do Saber no Rio de Janeiro. Veja abaixo:

O TEATRO RENAULT

O antigo Teatro Paramount e antigo Teatro Abril, foi inaugurado em 1929. Depois de um incêndio em 1969 o teatro foi reformado em 2000 e reinaugurado em 2001 com “Les Misérables”. 

É o primeiro cinema sonoro da América Latina, tem um dos melhores palcos de São Paulo e nos anos 60 foi responsável por acolher o Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record. Grandes nomes da música brasileira passaram pelo palco do teatro como Tom Zé Caetano Veloso.

Depois do incendio em 1969, o teatro foi recuperado pelo Grupo Abril em parceria com a CIE Brasil e desde então diversos musicais da Broadway foram montados como “O Fantasma da Ópera”, “Miss Saigon”, “Cats”, “Mamma Mia!” e outros.

Pela primeira vez este ano, o teatro receberá uma produção que não é da CIE Brasil / T4F (Time For Fun)Cleto Baccic revelou em entrevista ao Estadão que foi aproveitado o espaço na agenda do teatro para que “A Noviça Rebelde” seja realizado lá, já que a próxima produção da T4F deve estrear apenas no segundo semestre:

“Aproveitamos um espaço na agenda do teatro, que só deverá estrear nova produção no segundo semestre”, conta Cleto Baccic que, além de grande ator, também preside o Atelier de Cultura. Segundo ele, a montagem da Noviça nasce da confluência de desejos. “Charles e Claudio queriam fazer novamente esse trabalho e o musical sempre foi um dos sonhos do Atelier. Com a possibilidade de montar no Renault, que é o grande palco do gênero no Brasil, o desejo se tornou realidade”, conta.

É esperada um revival de “O Fantasma da Ópera” no teatro para o segundo semestre, com produção da Time For Fun.

A estreia de “A Noviça Rebelde” está marcada para o dia 4 de abril. Atualmente a produção se encontra em fase de audições, que estão sendo realizadas no próprio palco do histórico Teatro Renault. Veja abaixo um vídeo do processo de audições do elenco infantil:

Acompanhe as redes oficiais do espetáculo também: Facebook / Instagram. 

Fique de olho no Mundo dos Musicais para mais novidades sobre a nova produção brasileira de “A Noviça Rebelde”, que estreia no dia 4 de abril no Teatro Renault.

Nos acompanhe também no Facebook e no Instagram!

3 comments


  1. Boa noite ! Sou grande fã da peça. Assisti 5 vezes há 10 anos atrás no teatro Oi Casa Grande no Rio de Janeiro. Tem alguma previsão se o musical virá depois para o Rio ?

    Marco Rocha

Deixe uma resposta